MENU

1º de Maio da CUT reafirma defesa da pauta da classe trabalhadora

Em todo o Brasil, os trabalhadores atenderam ao chamado da CUT e participaram das manifestações em defesa da pauta da central sindical. Confira algumas imagens.

Publicado: 05 Maio, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

São Paulo

Crédito: Dino Santos
CUT São PauloCUT São Paulo
Adi dos Santos, presidente da CUT SP, fala ao público no ato do Anhangabaú

 

Crédito: CNM/CUT
CUT São PauloCUT São Paulo

Morris Mock e Bob King com João Cayres, no ato de São Paulo

Em São Paulo, no vale do Anhangabaú, mais de 100 mil pessoas participam da festa promovida pela CUT, em conjunto com a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). O tema foi “Comunicação: o desafio do século”. As lideranças sindicais  que falaram durante o ato político destacaram que todos os recentes avanços sociais obtidos nos últimos anos são resultado, em grande parte, da ação do movimento sindical. O evento também contou com a participação de sindicalistas norte-americanos da UAW (United Auto Workers), o sindicato dos trabalhadores nas montadoras dos Estados Unidos, que foram ao ato acompanhados pelo secretário geral e de Relações Internacionais da Confederação nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Ceará

Crédito: Divulgação
CUT FortalezaCUT Fortaleza

500 metalúrgicos participaram da caminhada pela redução de jornada 

 

Crédito: Divulgação
CUT FortalezaCUT Fortaleza
Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT, elogiou participação da base

Na quarta-feira (30/04), os metalúrgicos do Ceará participaram da caminhada organizada pela CUT no centro de Fortaleza. Com o tema “Metalúrgicos da CUT pela redução da jornada, já!”, os trabalhadores e trabalhadoras seguiram organizados na simbólica ala da Redução da Jornada de Trabalho, que é uma bandeira histórica da categoria. O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres, esteve presente na atividade e destacou a importância da participação dos trabalhadores de base nas atividades convocadas pelo sindicato da categoria e pela CUT.

Bahia

Crédito: Divulgação
CUT Bahia CUT Bahia
Centro histórico de Salvador foi palco de ato político e cultural do 1º de Maio

O Centro Histórico de Salvador foi palco da festa do 1º de Maio da CUT, realizado em parceria com a CTB, UGT e NCST. Lideranças de diversos segmentos dos movimentos sindical, social e popular, bem como parlamentares e lideranças políticas, prestigiaram a atividade que teve como foco central a necessidade de avançar no projeto político que tem garantido conquistas importantes para a classe trabalhadora, entre as quais a política de valorização do salário mínimo.

Pernambuco

Crédito: Divulgação
CUT Pernambuco CUT Pernambuco

Passeata percorreu ruas do centro do Recife

Trabalhadores (as) de Pernambuco foram às ruas do centro do Recife com faixas, cartazes, distribuição de panfletos para população. A manifestação pública da CUT/PE, em parceria com o Fórum Dom Hélder (Grito dos Excluídos) e o Plebiscito Popular de Pernambuco, percorreu 15 quilômetros, entre o Monumento Tortura Nunca Mais e o Pátio de Nossa Senhora do Carmo. No trajeto, os sindicalistas enfatizaram a importância de lutar pelas bandeiras que integram a pauta da classe trabalhadora. 

Sergipe

Crédito: Divulgação
CUT SergipeCUT Sergipe
Defesa do plebiscito da reforma política foi destaque da manisfestação

A CUT/SE realizou uma manifestação nos arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju, e através de encenação teatral e pronunciamentos de dirigentes sindicais divulgou para a população a pauta defendida pela central. A defesa da convocação do plebiscito para a reforma política e o funcionamento da Comissão da Verdade para apurar os crimes da Ditadura Militar tiveram um destaque especial na pauta.

Minas Gerais

Crédito: Divulgação
CUT Minas GeraisCUT Minas Gerais
Dirigentes sindicais participaram da tradicional Missa do Trabalhador

Em Minas Gerais, dirigentes sindicais da CUT e representantes dos movimentos sociais participaram da Missa do Trabalhador, realizada tradicionalmente na Praça da Cemig, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A celebração reuniu cerca de 5 mil pessoas e foi seguida de manifestação, que foi coordenada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem.

Rio de Janeiro

Crédito: Divulgação
CUT Rio de JaneiroCUT Rio de Janeiro
Ato foi realizado em frente à Central do Brasil

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, dirigentes e ativistas da CUT/RJ e das entidades filiadas ocuparam a Central do Brasil no final da tarde do dia 30.  No ato político, foi destacada a importância das 40 horas semanais, sem redução do salário, do fim do fator previdenciário, da reforma agrária, da valorização das aposentadorias, de 10% do PIB para a saúde, 10% do orçamento da União para a educação e igualdade de oportunidades para mulheres e homens.

Paraná

Crédito: Divulgação
CUT ParanáCUT Paraná
Em Ponta Grossa, ato foi coordenado pelo Sindicato dos Metalúrgicos

Milhares de trabalhadores foram às ruas em todo o Paraná  para reforçar a história do Dia do Trabalhador e defender a pauta da classe trabalhadora. Em Ponta Grossa, o 1º de Maio foi marcado por ato coordenado pelo Sindicato dos Metalúrgicos em parceria com a CUT. A Central também participou de diversas outras atividades, como na capital, ao lado das pastorais, e Maringá, na 25ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora.

Rio Grande do Sul

Crédito: Divulgação
CUT Rio Grande do SulCUT Rio Grande do Sul
Dirigentes ressaltaram direitos conquistados pela classe trabalhadora

Gaúchos participaram da atividade promovida pela CUT-RS, na prainha do Gasômetro. Os dirigentes cutistas ressaltaram que o Dia do Trabalhador deve ser de comemoração por todos os direitos conquistados pela classe trabalhadora e de muita reflexão sobre as lutas que virão pela frente.

Pará

Crédito: Divulgação
CUT PA: CUT PA:
Ato político e shows culturais foram realizados na Praça da República

A CUT/PA realizou o ato público e show cultural na Praça da República, em Belém. Durante o ato público, houve coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. 

Goiás

Crédito: Divulgação
Goiânia Goiânia
Ato político e shows foram realizados na Praça do Trabalhador

A manifestação da CUT/GO foi feita na Praça do Trabalhador, em Goiânia. Além as atividades colturais, os sindicalistas reafirmaram a pauta de reivindicações da classe trabalhadora. Durante o evento, também foi promovida a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. 

Mato Grosso do Sul 

Crédito: Divulgação
Campo GrandeCampo Grande
Comemoração foi realizada no dia 30 de abril, no centro de Campo Grande

 

A festa do trabalhador, organizado pela CUT/MS, contou com a presença de mais de três mil pessoas. A atividade foi realizada na noite de quarta-feira (30) na Praça do Rádio, no centro de Campo Grande, e teve também com a participação de dirigentes sindicais e lideranças políticas. 

(Fonte: CUTs Estaduais)