MENU

1º de Maio: de norte a Sul do país, trabalhadores na luta por seus direitos

CUTs Estaduais e sindicatos filiados promovem uma série de atividades para reafirmar a defesa das reivindicações que integram a pauta da classe trabalhadora.

Publicado: 30 Abril, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

No dia 6 de março, uma marcha unificada das centrais sindicais e dos movimentos sociais levou mais de 50 mil pessoas a Brasília para fazer avançar no Executivo e no Legislativo uma pauta de reivindicações com 11 itens.

Sem resposta do governo federal, a classe trabalhadora voltou às ruas de todo o país, em 18 de abril, dessa vez com mais um ponto na agenda: o combate ao substitutivo do deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) ao Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, de autoria de Sandro Mabel (PMDB-GO), que amplia a terceirização e representa um imenso retrocesso à organização dos trabalhadores.

Ainda sem retorno, a CUT elevará o tom neste 1º de Maio e utilizará o Dia Internacional do Trabalhar para unificar as bases em defesa de avanços para quem faz a economia girar, conforme destaca o presidente da Central, Vagner Freitas:“O governo tem obrigação de abrir um processo de negociação. Não podemos aceitar que não dê respostas à classe trabalhadora ou implemente políticas sem dialogar com as centrais. Não há nenhuma sinalização de negociação e vamos preparar nossos trabalhadores para intensificar a mobilização e discutir a estratégia para ampliar a luta unificada”.

Redução da jornada, fator previdenciário e terceirização
De acordo com o dirigente, a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário, o fim do fator previdenciário e o combate ao PL 4.330/2004 da terceirização são prioridade na agenda.

Freitas alerta que o último ponto, por representar uma reforma trabalhista disfarçada, ganha ares de urgência. Caso seja aprovada, a medida rasga a Consolidação das Leis Trabalhista, ao liberar a terceirização para atividades fim (a atividade primordial da empresa) e acaba com a responsabilidade solidária.

“A terceirização, que é proibida atualmente para a principal atividade da empresa, pode ser completamente liberada e poderemos ter empresas sem nenhum funcionário, o que precariza completamente as relações trabalhistas e a organização sindical. Além disso, não teremos mais a responsabilidade solidária, ou seja, mesmo que a terceirizada não cumpra com suas obrigações trabalhistas, a tomadora de serviço não precisar arcar com qualquer responsabilidade. Isso é uma forma de empresários desonestos terem lucro fácil”, comenta.

Mais terceirização, democratização da comunicação e reforma política
Os/as trabalhadores/as que participarem das celebrações do 1º de Maio poderão também lutar contra o PL 4.330/2004 assinando um abaixo assinado eletronicamente aqui ou que pode ser impresso.

A CUT também irá colher assinaturas para a campanha do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), organização da qual a Central faz parte, pela constituição de um marco regulatório para o setor. E para a campanha pela reforma política, que prevê avanços como o financiamento público de campanha e a ampliação da participação das mulheres no pleito.

A comemoração do Dia do Trabalhador já tem várias atividades previstas para esta terça-feira (30). Confira a seguir a programação organizada pelas CUTs Estaduais e também pelos sindicatos de metalúrgicos:

PROGRAMAÇÃO DO 1º DE MAIO NOS ESTADOS

ACRE
30/4: Panfletagem no comércio, serviços públicos, canteiros de obras, escolas em Rio Branco
1º/5: Panfletagem nas ruas

ALAGOAS
Integrará Jornada de Lutas em Defesa de Alagoas, com objetivo de denunciar o descaso do governo do Estado em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança pública.


AMAPÁDia 30/04 a partir das 8h, na Praça Veiga Cabral. Pauta: Piso nacional, carreira e valorização dos profissionais da Educação; PEC -111; Reforma Política; Plano de carreira para os servidores municipais; Saneamento de qualidade; desmonte da Eletronorte; Federalização da CEA; Ascensão Funcional- Servidor Publico; Terceirização / flexibilização de direitos- PL 4330; Pagamento de adicional de risco de vida aos vigilantes; transversalidade de gênero e raça nas políticas; garantia de previdência, políticas sociais universais dignas no meio rural.

AMAZONAS
Ato de Rua de 30/4, a partir das 16 horas, com distribuição de boletim, camisetas, panfletagem, no Centro Comercial de Manaus. Com Carro de Som.

BAHIA
Ato político com o tema "Desenvolvimento, cidadania e valorização do trabalho", apresentações culturais (com Mariene de Castro, no Pelourinho) e comercialização de alimentos e produtos em geral da economia solidária.

As atrações terão início às 14h, com apresentações musicais no Terreiro de Jesus. A Praça Quincas Berro D’Água será destinada a uma praça de alimentação e comercialização de produtos da economia solidária.

CEARÁ
Atos acontecerão em várias cidades, no dia 1º de Maio:
- Cariri, Clube do Comerciário - 8h
- Catréus/Inhamuns, STTR - 7h
- Iguatu, STTR – 8h
- Maciço de Baturité, Ponte do Rio – 8h
- Metropolitana/Fortaleza, Praça do Ferreira – 16h
- Sertão Central, Quixadá – 8h
- Sobral, Ibiapina - 8h
- Vale do Jaguaribe, Praça Principal – 8h

DISTRITO FEDERAL
De 24/4 a 31/5: Plenárias da Classe Trabalhadora nas cidades do Entorno de Brasília, no DF (Ceilândia, Brasília)
24/4 - Cidade Ocidental
25/5 - Planaltina de Goiás
5/6: Assembleia Geral da CUT no Setor Bancário Sul com a Classe Trabalhadora

ESPÍRITO SANTO
Atividades em 1º de Maio, com Concentração na Praça dos Namorados (Praia do Canto – Vitória)
10h30 – Início da caminhada do Trabalhador e da Trabalhadora pela Orla da Praia de Camburi
12h: Abertura oficial do evento
14h: Show com o Grupo Dallas Company
15h30 – Ato político com lideranças sindicais e do movimento popular e autoridades
16 h – Grande show com a banda Macucos

GOIÁS
Ato em 1º de Maio, na Praça do Trabalhador (Goiânia), a partir das 9 horas. Estão previstas ações sindicais e de cidadania, ato público com entidades sindicais da base CUTista e shows com artistas locais e nacionais. Às 17 horas acontece Ato Público com sindicatos e movimentos sociais, com os shows começando a partir das 18 horas.

MARANHÃO
Ato em 1º de Maio na praia do Calhau

MATO GROSSO DO SUL
Ato em 1º de Maio, às 13 h, na Praça do Rádio

MINAS GERAIS
Ato no dia 1º de Maio, a partir das 8 horas, na Praça da Cemig (Cidade Industrial – Contagem), que lembrará três das maiores atrocidades cometidas contra a classe trabalhadora em Minas Gerais: o Massacre de Ipatinga, a Chacina de Unaí e o Massacre de Felisburgo. Várias atividades acontecerão ao longo do mês.

30 de abril
8h30 – II Colóquio de Saúde do Trabalhador – Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – Avenida Olegário Maciel, 2.161, Bairro de Lourdes, Belo Horizonte/MG

14h – Audiência Pública em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Homenagem a Sérgio Miranda “Lutador pela Saúde dos Trabalhadores de Minas Gerais” – Espaço Público e Cultural da Assembleia Legislativa (Plenarinho) – Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG

15 de maio: Julgamento de Adriano Chafik, mandante e réu confesso do Massacre de Felisburgo – Belo Horizonte

Debates
11 de maio: Rotatividade, Convenção 158 e precarização do trabalho – Uberlândia/MG
15 de maio: Política de Parcerias Público-Privadas – Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem – Rua Camilo Flamarion, 55, Jardim Industrial, Contagem/MG
18 de maio: Redução da jornada de trabalho – Varginha
25 de maio: 9h - Reforma da Previdência – Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Juiz de Fora – Rua Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira, 46, Centro, Juiz de Fora/MG
28 de maio:Criminalização das lutas sociais – Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG

Ainda serão definidos datas e locais dos debates "Siderurgia e Conjuntura Econômica", em Ipatinga, e "O impactos da mineração", em Montes Claros.

PARÁ
Ato unificado em 1º de Maio com as demais Centrais. Concentração a partir das 8horas na Praça do Operário de São Brás, caminhada e Ato Político, na Praça da República.

PARAÍBA
Ato em 30/4: Ponto do Cem Réis (Centro), com show musical de Tom Oliveira, a partir das 19 horas.

PERNAMBUCO
Atividade em 30/4: Concentração em frente à FETAPE, às 14 horas, com passeata até a Assembleia Legislativa.

5/5: Pedalada com todas as Centrais Sindicais em direção ao Hotel Caiçara

PIAUÍ
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional do Trabalho – 1º de Maio, na Câmara de Vereadores de Teresina, às 9h

Participação da CUT nas Atividades Comemorativas ao Dia do Trabalhador realizadas pelas entidades sindicais filiadas, e divulgação de mensagem aos trabalhadores piauienses pela passagem desta data, nos meios de comunicação.

PARANÁ
Diversas atividades ocorrerão paralelamente em todo o Estado.
Em Ponta Grossa, o Sindicato dos Metalúrgicos realizará a 15ª Festa do Trabalhador, no dia 1º de Maio, no Clube de Campo da entidade, a partir das 8 horas.

RIO DE JANEIRO
Ato em 30/4, das 14h às 16h, na Cinelândia, com rodas de samba, chorinho, teatro e poesia.

RIO GRANDE DO NORTE
Integrará grande Ato da Região Nordeste relativo à Seca e Desenvolvimento do Nordeste

RIO GRANDE DO SUL
Ato dia 1º, das 9h às 18h, mobilização no Parque Mascarenhas de Moraes Bairro Humaitá - Farrapos

RORAIMA
Semana do Trabalhador, com o tema "Trabalho Decente: Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho"

Dia 29/04 – Fórum de Debate
Horário: 17 às 19 horas
Temas:
Desenvolvimento energético regional: Movimento Puraké e CERR
Terceirização e relações trabalhistas: CUTRR e OAB

Dia 30/04 - Fórum de Debate
Horário: 17 às 19 horas
Temas:
Realidade dos Servidores Públicos Federais: SINDSEP e SINTER

Dia 02/05 - Oficina para dirigentes Sindicais
Horário: 9 às 11 horas
Tema: Negociação Coletiva/campanha data-base 2013: CUTRR e DIEESE

Dia: 02/05 – Fórum de Debate
Horário: 17 às 19 horas
Tema: Reforma Urbana: Conselho Estadual das Cidades e EMHUR

Dia: 03/05 - Fórum de Debate
Horário: 15 às 17 horas
Temas:
Reforma agrária - FETAG
Regularização fundiária federal e estadual: Terra Legal e Roraima Legal

Dia: 04/05 – Ato Público
Horário: 08 às 11 horas
Local: Praça do Centro Cívico RO

SANTA CATARINA
Além de atividades de sindicatos cutistas, o Dia do Trabalhador servirá para mobilizar os trabalhadores para a IV Marcha dos Catarinenses, que acontece no dia 8 de maio, em Florianópolis.

SERGIPE
Atividade em 1º de Maio, com panfletagem, a partir das 8h30, e apresentações culturais nos Arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju.

SÃO PAULO
“Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade” é o tema das comemorações na Capital paulista.

30 de maio – Vale do Anhangabaú
Shows com Leci Brandão, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Sampa Crew, Samprazer, Rapping Hood, Reinaldo – Príncipe do Pagode, Marcinho do Cavaco e Katinguelê

“Oficinas de reciclagem de lixo eletrônico”
Das 10h às 15h

Coleta de celulares para reciclagem
10h às 18h

Feira Gastronômica e Exposição de Produtos Agroecológicos
10h às 19h

1º de maio – Vale do Anhangabaú
Shows com Alceu Valença, Oswaldo Montenegro, Leonardo, Belo, Fernando & Sorocaba, Anitta, Turma do Pagode, Victor & Matheus, João Lucas & Marcelo e Mumuzinho

Zona Sul
As atividades terão início às 9h de 1º de Maio, na Avenida do Arvoreiro, altura do nº 395, no Parque das Árvores, em Cidade Dutra (em frente ao Extra da Av. Teotônio Vilela, próximo à estação de trem do Grajaú).

ABC
Sob o tema “Quero falar também”, em defesa da democratização dos meios de comunicação, a CUT Regional ABC e os sindicatos filiados promovem um grande evento no Paço Municipal de São Bernardo.

A partir das 10h, haverá a apresentação de uma série de atrações musicais, que continuam ao longo do dia. Estarão no palco diversos cantores, bandas e duplas, entre eles: Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Rick e Renner, João Bosco e Vinicius, Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano, Rionegro e Solimões, Sérgio Reis, Michel Teló e Leonardo, além de mais de 15 artistas regionais. Às 18 horas acontece o ato político e, logo depois, por volta das 19h, Zeca Pagodinho fará o show de encerramento.

Taubaté
O Sindicato dos Metalúrgicos promove a festa do Trabalhador, na avenida do Povo, a partir das 14 horas. O tema é “Desenvolvimento se constrói com os trabalhadores”.

TOCANTINS
Mobilização com os trabalhadores Sem Teto, incluindo caminhadas, festas, e divulgação de pauta de Reivindicação para Prefeito e Governador.

(Fonte: Imprensa CUT Nacional, com CNM/CUT)
 

CUT