MENU

9º Congresso dos (as) Metalúrgicos (as) da CUT reafirma luta por direitos e pela democracia

Evento encerrado nesta sexta (17) aprovou o plano de lutas e as ações para a nova direção da CNM/CUT. “O tom está dado: é luta, luta e mais luta”, disse o presidente Paulo Cayres.

Publicado: 17 Abril, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Roberto Parizotti
Direção eleita no encerramento do 9º CongressoDireção eleita no encerramento do 9º Congresso
Direção eleita reafirma plano de lutas no encerramento do 9º Congresso

O 9º Congresso Nacional dos (as) Metalúrgicos (as) da CUT foi vitorioso, porque mostrou para o Brasil e para o mundo que a categoria continuará intransigente na luta em defesa dos princípios que norteiam o dia a dia de suas entidades de classe. A avaliação é do presidente reeleito da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, logo após o encerramento do evento, no início da tarde desta sexta-feira (17), em Guarulhos (SP).

“O tom está dado: é luta, luta e mais luta”, disse Cayres, referindo-se à pauta imediata dos trabalhadores – o combate ao projeto de lei 4330 (da terceirização ilimitada) –, à defesa da democracia contra os ataques da elite ao projeto de país iniciado há 12 anos, e à pressão para que o governo seja cada vez mais da classe trabalhadora. Cayres lembrou que um exemplo dessa disposição foi dado pelos próprios delegados e delegadas, que realizaram uma passeata contra o PL 4330 na última quarta-feira (15), para se somar ao Dia Nacional de Lulas e Paralisação convocado pela CUT. 

Crédito: Dino Santos
Plenária vota resoluções Plenária vota resoluções
Plenária vota resoluções e aprova plano de lutas da categoria para todo o Brasil


“Saímos deste Congresso abastecidos e não vamos vacilar para defender a nossa pauta e para, inclusive, barras as ofensas contra a mulher Dilma Rousseff, que está sendo vítima de um preconceito desmedido, e os ataques à presidenta Dilma Rousseff, desferidos pela elite que não quer que o filho do trabalhador tenha os mesmos direitos que os dela. Não vamos deixar que essa elite derrube a presidenta legitimamente eleita pelo povo”, enfatizou o presidente.

Iniciado na última terça-feira – com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ator Danny Glover e do presidente da CUT, Vagner Freitas, entre outras lideranças (leia aqui) –, o 9º Congresso reuniu 366 delegados e delegadas de todo o país, além de 70 sindicalistas de 25 países, convidados e observadores. No total, mais de 500 pessoas acompanharam os painéis que municiaram os debates feitos pelos (as) delegados (as) para traçar o plano de ação da Confederação nos próximos quatro anos. A nova direção da CNM/CUT foi eleita no final da tarde de quarta-feira (confira aqui).

Crédito: Dino Santos
--
 

Principais resoluções
Logo pela manhã, os participantes se reuniram em plenária para aprovar as resoluções discutidas na véspera em grupos de trabalho, focadas em quatro eixos estratégicos: Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, Política Industrial, Organização Sindical e Políticas Gerais e Permanentes.

Entre as principais resoluções, estão: o fortalecimento da organização no local de trabalho, por meio de Comitês Sindicais de Empresas e das CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), das redes sindicais e de ações articuladas entre os sindicatos de base, inclusive com o Macrossetor da Indústria da CUT (que reúne metalúrgicos, químicos, têxteis e trabalhadores na alimentação e na construção); reafirmar a pauta mínima do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho (leia aqui) nas campanhas salariais, construindo também uma proposta de piso nacional de salário para o ramo metalúrgico, garantindo a licença maternidade de 180 dias e buscando a igualdade salarial entre homens e mulheres, sem distinção de etnia e religião; propor ao governo que na política industrial haja mecanismos para inibir a rotatividade da mão de obra, para que os incentivos sejam iguais em todas as regiões, inibindo a guerra fiscal, e para que sejam asseguradas contrapartidas sociais para a concessão de recursos públicos às empresas, além de garantir programa de proteção ao emprego.

No que se refere às políticas gerais e permanentes da CNM/CUT, foram definidas diversas ações que garantem a continuidade e a ampliação de ações nas áreas de formação, saúde do trabalhador, igualdade racial, mulher, juventude e políticas sindicais, além de estratégias de política sindical que fortaleçam as entidades da categoria e ampliem a base cutista no país.

Moções
Entre as moções aprovadas pelo 9º Congresso, estão a de repúdio ao PL 4330, a proposta de Emenda Constitucional para a redução da maioridade penal e de apoio à presidenta Dilma Rousseff condenando os ataques desferidos pela mídia tradicional e a oposição burguesa.

Crédito: Roberto Parizotti
HomenagemHomenagem
Homenagem aos sindicalistas que deixaram a direção executiva da entidade

Homenagem
Antes da aprovação do plano de lutas, o presidente da Confederação chamou ao palco a direção eleita para o mandato 2015-2019 e fez uma homenagem aos sindicalistas que deixaram a direção executiva da entidade, entregando a eles uma placa de agradecimento por sua atuação na entidade no último mandato: Michele Ciciliato (Formação), Geordeci de Souza (Saúde), Leandro Soares (Juventude) e Fábio Dias (vice-presidente). Outra dirigente que deixou a direção, Rosilene Matos (vice-presidenta), não esteve presente porque teve de voltar a seu estado (Amazonas) antes do encerramento do Congresso. “Estes cinco valorosos companheiros agora vão cumprir outras importantes tarefas para continuar defendendo a nossa classe e a democracia no Brasil”, lembrou Cayres.

Outras atividades
Antes do início do 9º Congresso, houve três eventos preparatórios, também em Guarulhos: a 3ª Conferência Nacional de Mulheres Metalúrgicas da CUT, o Seminário Internacional “Ação Global em Defesa do Trabalho Decente na Indústria” e o Seminário Internacional “Impactos do Racismo no Mundo do Trabalho”.

Telejornal
Nestes últimos três dias, as atividades do 9º Congresso foram iniciadas com a exibição de telejornais trazendo as principais notícias do evento. Assista aos vídeos aqui:

Edição 1 (15/04)

Edição 2 (16/04)

Edição 3 (17/04) 

Especial - entrevista com Paulo Cayres (17/04)

(Fonte: Solange do Espírito Santo - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)
 

CUT