SEG, 13 de nov / 2017

'A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos mais corruptos do continente'

Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, sociólogo português Boaventura de Sousa Santos pede continuidade da luta. 'O que eles querem é que percamos a esperança', disse.

Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, na tarde de sábado (11), o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos afirmou que a organização no local mostra que o povo, apesar do cenário adverso no Brasil, ainda resiste.  "Muitas vezes as pessoas se perguntam onde está a revolução, onde está a resistência. A persistência está aqui", disse ao Mídia Ninja.

"É preciso lutar. Nas piores condições, encontramos as melhores oportunidades. O que eles querem é que percamos a esperança. Porque a desesperança leva ao medo, o medo leva à resignação, a resignação leva à desistência, e nós temos esperança em um sociedade melhor e digna", defendeu.

Em sua fala no acampamento, Boaventura ressaltou ainda a ruptura democrática que houve no país com a derrubada de Dilma Rousseff. "Vocês viram isso, tiveram uma presidente eleita legitimamente e poucos meses depois pedem o impeachment dela. A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos políticos mais corruptos da América Latina. Foi isso que se passou", afirmou. "Em plena democracia, um golpe institucional que se deu com a colaboração do Judiciário."

Boaventura ponderou ser necessário compreender o atual momento para definir a estratégia de resistência. "Precisamos saber em que tempo estamos. É um tempo de lutas difíceis, defensivas, não podemos sonhar com o socialismo, precisamos dar dignidade às pessoas hoje, agora", apontou. "Comida, habitação, moradia digna, proteção à saúde, educação pública. Não é uma utopia lá longe, é uma utopia aqui, agora."

(Fonte: Rede Brasil Atual)

Vídeos

Vídeos TVT

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700