MENU

ABC: Sindicato vai iniciar processo de mobilização contra demissão de 500 na Mercedes

Publicado: 08 Setembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
- -
 Trabalhadores vão começar mobilização nesta quinta-feira 

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC reuniu na tarde desta terça-feira (06) em assembleia, na sede da entidade, cerca de 500 trabalhadores na Mercedes-Benz demitidos nos últimos dias por telegrama. Eles decidiram, em conjunto com a direção do Sindicato, iniciar a partir desta quinta-feira (8) um processo de mobilização contra as demissões. Os trabalhadores começaram a receber os informes a partir do dia 2, data em que estava previsto o encerramento do PDV (Programa de Demissão Voluntária), prorrogado até o dia 5.

“Tentamos ponderar com a empresa de que o número atingido pelo PDV, que foi de 1.028 adesões, é próximo à meta de 1.400 prevista no acordo que fizemos com a fábrica. Nossa intenção é sensibilizar a direção para não efetivar as demissões e utilizar os mecanismos de flexibilização para gerenciar o que faltou”, argumentou Moisés Selerges, diretor administrativo do Sindicato e trabalhador na Mercedes-Benz.

Na mesma linha defendeu o vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva. “O acordo que fechamos com a empresa já previa a utilização do layoff para o restante do excedente. Pra quem já vai usar o instrumento, sabemos que é possível incluir mais trabalhadores por um período evitando demitir pais de família nesse cenário de crise”, reforçou.

Aroaldo lembrou que, desde que foi iniciado o processo de negociação, em julho, mais de 1.600 trabalhadores saíram da empresa voluntariamente: “O primeiro PDV teve 638 adesões. Agora foram mais 1.028. Do excedente apontado pela fábrica, grande parte já foi resolvido. Vamos insistir para que ela agora leve em conta o impacto social das demissões e opte por resolver o restante via layoff ou qualquer outra ferramenta que preserve os empregos”.

Ao final do encontro, a direção do Sindicato foi informada que a empresa decidiu prorrogar o PDV até amanhã (quarta-feira, dia 7) às 12h. “Nossa mobilização, de toda forma, está mantida para quinta-feira. Vamos nos reunir de madrugada, na entrada do turno, para conversar com os demais trabalhadores, buscar solidariedade e definir quais serão os próximos passos da luta”, garantiu o dirigente.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC