MENU

ABC: Em visita à Toyota, Coletivo debate políticas para o futuro da região

Publicado: 21 Junho, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Edu Guimarães
- -

O Coletivo de Políticas Industriais do Sindicato visitou a Toyota, em São Bernardo do Campo, na última terça-feira (19). Além de conhecer as novas áreas da empresa e a produção da fábrica, os integrantes debateram o futuro da indústria com foco em três pontos principais: políticas para o setor, carros elétricos e ferramentaria.

“Aproveitamos para verificar os resultados do Inovar-Auto na empresa. O prédio de visitantes, o museu e parte do laboratório de engenharia, segundo a direção, foram frutos do programa, esse é um dado concreto importan­te”, lembrou o CSE na Toyota, Thiago dos Santos Oliveira, o Thiaguinho.

O principal objetivo dessas visitas, conforme lembrou o di­retor executivo, responsável por políticas industriais, Wellington Messias Damasceno, é trazer conteúdo para enriquecer as discussões do Sindicato sobre po­líticas que fortaleçam as empresas da região. Por isso, o debate que se seguiu à visita foi focado no futuro da indústria.

O coletivo ouviu o posicionamento da Toyota sobre o Rota 2030 e também se colocou. “O modelo que deve ser anunciado favorece as empresas mais enxu­tas e com menos investimento em engenharia e pesquisa. O Rota precisaria ser uma política mais robusta, no sentido de incentivar o desenvolvimento e a produção, caso contrário será uma medida ineficaz”, avaliou o diretor.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC