MENU

ABC: metalúrgicos na Mercedes paralisam produção por um dia em defesa do emprego

Publicado: 04 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Trabalhadores retomam atividades nesta quinta-feira (5)Trabalhadores retomam atividades nesta quinta-feira (5)
Trabalhadores aprovaram greve na manhã desta quarta-feira (4)

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (4), os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), decidiram paralisar a produção por um dia, em defesa dos empregos na unidade.

Segundo o diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, há uma grande insegurança entre os metalúrgicos na fábrica, gerada pela manifestação do presidente da Montadora no Brasil, Phillipp Schiemer, contrária à renovação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE). “A paralisação de hoje é um recado à direção da empresa. O presidente da montadora afirmou na semana passada que o PPE se esgotou e há um excedente de dois mil trabalhadores. Queremos deixar claro que queremos negociar uma solução conjunta, mas não aceitaremos demissões”, disse.

Atualmente, do total de 9,8 mil trabalhadores na fábrica da Mercedes no ABC paulista, oito mil estão no regime de PPE, com jornada reduzida em 20%. A adesão ao programa foi feita em setembro de 2015 e o período de estabilidade vence em agosto. Selerges reforça que o Sindicato quer iniciar um processo de negociação bem antes do fim do período de estabilidade, mas que as conversas ainda não foram iniciadas.

A produção deve ser retomada normalmente amanhã nesta quinta-feira (5).

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC