MENU

ABC: metalúrgicos na Mercedes param em defesa dos empregos

Publicado: 05 Agosto, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Trabalhadores aprovaram paralisação nesta quinta-feira contra demissões na montadoraTrabalhadores aprovaram paralisação nesta quinta-feira contra demissões na montadora
Trabalhadores aprovaram paralisação nesta quinta-feira contra demissões na montadora

Os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), aprovaram a paralisação do trabalho por todo o dia de ontem em defesa dos empregos e a disposição de luta contra as demissões. A decisão foi tomada em assembleia na porta da fábrica em reação ao comunicado que a montadora divulgou na terça-feira (2) com a intenção de demitir mais de dois mil metalúrgicos.

“A Mercedes insinua que vai fazer as demissões de quem considera excedente e justifica que já usou todos os instrumentos possíveis. Nós procuramos a empresa logo após tomarmos conhecimento do comunicado e defendemos que existem alternativas para preservar os empregos”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

“A renovação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), e o layoff são mecanismos para evitar demissões e atravessar esse período. É fundamental discutir todas as alternativas em nome do emprego”, defendeu.

Aroaldo lembrou que na mesma semana em que os trabalhadores na Volks conquistaram o acordo que garante empregos até 2021, a Mercedes anuncia demis­sões em massa.

“Sabemos que há queda na produção, mas a empresa insiste em não negociar nada e é contra qualquer tipo de alternativa. Não podemos aceitar essa decisão”, contou.

Os encaminhamentos da luta serão definidos a cada dia pelos trabalhadores até que a montadora aceite ini­ciar uma negociação com o Sindicato na busca de alternativas que preservem o emprego.

“Nós não podemos ficar calados e esperar até o dia 31 de agosto para ver se vai consolidar as demissões. Temos que reagir, dar res­posta à empresa e mostrar para quem quiser ver que todos os trabalhadores estão unidos”, disse.

A estabilidade está garanti­da até 31 de agosto por meio do PPE. Atualmente cerca de 1.400 trabalhadores es­tão em licença remunerada por tempo indeterminado.

“Estamos todos juntos, horistas, mensalistas e in­diretos, já que não sabemos quem pode ser demitido. Vamos insistir na busca por soluções e nos manter mobilizados”, alertou.

“Por isso, é importante essa demonstração dos tra­balhadores de muita união para fazer a luta da melhor forma, com inteligência, organização e mobilização. É preciso superar qualquer desafio e construir soluções em conjunto”, concluiu

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) 

ABC