MENU

ABC: metalúrgicos votam em massa na Ford

Publicado: 24 Fevereiro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores na Ford, em São Bernardo do Campo, votaram nesta quinta-feira (23) nos seus representantes para o Comitê Sindical de Empresa (CSE), nas eleições do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A coleta de votos foi antecipada devido às férias coletivas na fábrica nos dias marcados para o 1º turno.

Durante a votação o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, reforçou que a participação dos trabalhadores é fundamental para o processo eleitoral. "A eleição legitima a atuação dos representantes sindicais e fortalece o poder de negociação dos trabalhadores com a fábrica", contou Cayres. 

O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, votou pela manhã. “É fundamental a eleição ser forte e com participação massiva dos trabalhadores porque isso fortalece o Sindicato na luta contra qualquer ofensiva. Quanto mais os companheiros derem respaldo com sua pre­sença nas eleições e no dia a dia, mais o Sindicato será representati­vo e digno para resistir e conquistar vitórias à categoria”, afirmou.

Rafael destacou a luta contra a retirada de direitos. “As reformas da Previdência e Trabalhista que estão sendo apresentadas são muito agressivas e cruéis aos trabalhadores”, disse. "O enfrentamento a essas questões traz o desafio de tornar a categoria cada vez mais forte e articulada nas lutas, pela valorização da indústria que gere empregos de qualidade e renda”, defendeu.

O coordenador-geral da representação dos trabalhadores na Ford, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, Paraíba lembrou que a assembleia eleitoral do dia 29 de janeiro lotou a Sede. “A presença de dois mil metalúrgicos do ABC em um domingo mostra o comprometimento desde o início do processo eleitoral”, avaliou.

1º TURNO
Na Cosma, em São Bernardo, o 1º turno da eleição foi na quar­ta-feira, dia 22, também devido às férias coletivas. Nas outras 75 empresas com CSEs e para o Comitê Sindical dos Aposentados, o CSA, a eleição será nos dias 14 e 15 de março, conforme o edital de convocação.

As urnas serão lacradas e guardadas pela Comissão Eleitoral até a apuração dos votos de acordo com o calendário eleitoral, que será nos dias 15 e 16 de março.

Ao todo, são 244 inscritos para 77 CSEs, que ficam dentro das fábricas, e para o CSA. No 2º turno, dias 26 e 27 de abril, as eleições serão para o presidente do Sindicato, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal do Sindicato.

Crédito: Divulgação
- -
 

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com informações da CNM/CUT)

ABC