MENU

ABC: seminário debate emprego apoiado às pessoas com deficiência

Publicado: 26 Setembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
- -
Debate reuniu representantes da Espanha, Holanda, Argentina e Brasil  

Com o objetivo de debater a preparação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho foi realizado na última sexta-feira (23),  o Seminário Internacional do Emprego Apoiado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

O evento reuniu representantes da Espanha, Holanda e Argentina para troca de experiências e implantação da metodologia de emprego apoiado no Brasil, com maior ênfase nas empresas instaladas nas sete cidades da região. A ideia do projeto consiste em preparar uma pessoa com deficiência para assumir um posto de trabalho mediante assistência pessoal de um técnico ou preparador laboral.

De acordo com o vice-presidente da ABEA (Associação Brasileira do Emprego Apoiado), Sebastião Ismael de Sousa, a aplicação prática do método se dará após cursos específicos para os dirigentes sindicais. “Precisamos primeiro capacitar os sindicalistas sobre o assunto para estarem aptos a tratar com as empresas a adesão a este projeto”, afirmou.

O tema de inclusão no mercado de trabalho por este método foi inserido na pauta de campanha salarial da categoria metalúrgica deste ano e a sensibilização junto às empresas é iniciada para apurar o volume de colocações profissionais que necessitarão do emprego apoiado.

O secretário de Políticas Sociais da Confederação dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Roberto Pereira, participou da mesa de debate do evento e o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, também acompanhou a atividade.

Parcerias 
“Precisamos buscar parcerias e verba para contratar técnicos especializados e iniciar as ações dentro do sindicato com a análise do potencial e o perfil da pessoa para as vagas”, disse Sousa.

Durante a realização do evento, também foi inaugurada a Sede do Emprego Apoiado, no 3° andar do Sindicato, onde será possível realizar os atendimentos de trabalhadores de diversos ramos além dos metalúrgicos, como bancários e químicos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com informações do ABCD Maior)

ABC