MENU

ABC: Sindicato discute rumos e desafios da indústria automotiva mundial

Publicado: 30 Maio, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os rumos da indústria automotiva nos próximos anos e os desafios colocados para metalúrgicos e empresas foram discutidos na reunião do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Mercedes, em Stuttgart, na Alemanha. O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e membro do Comitê, Aroaldo Oliveira da Silva, participou do encontro nos dias 16 e 17 de maio.

“A nova revolução tecnológica vai nortear o futuro de todos nós e, por isso, é tão importante a intervenção dos trabalhadores do mundo. É um tema que teremos que nos debruçar muito porque os empregos de hoje estarão em xeque”, disse.

Entre os assuntos debatidos estão Indústria 4.0, veículo elétrico, conectividade, veículo autônomo e carro compartilhado. Confira mais abaixo.

O governo brasileiro divulgou que vai criar um grupo de trabalho para discutir as estratégias do país para a Indústria 4.0 sem a participação dos trabalhadores.

“Tanto a diminuição dos postos de trabalho quanto a formação necessária para a compa-nheirada ocupar os cargos de futuro precisam ser debatidos pela classe trabalhadora”, defendeu.

Aroaldo exemplificou que o IG Metall, sindicato nacional dos metalúrgicos da Alemanha, participa do grupo de trabalho junto ao governo alemão e empresas sobre o tema.

“A classe trabalhadora ficar de fora das discussões no Brasil significa que perderemos empregos mais rápido e os que ficarem no processo vão trabalhar muito mais para que os patrões ganhem o máximo possível em cima disso”, criticou.

“Os metalúrgicos do ABC têm que se apropriar dessa discussão para que a migração da mão de obra seja gradual e os trabalhadores estejam preparados para as novas funções que vão surgir com a tecnologia avançada. Essa transição tem que ser pensada da mesma forma que aconteceu durante o processo da reestruturação produtiva”, contou.

Crédito: Divulgação
- -
 

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC