MENU

ABC: trabalhadores em layoff na Mercedes intensificam luta contra demissões

Publicado: 27 Maio, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
--
Plenária na tarde desta terça-feira (26) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Em plenária na tarde desta terça-feira na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mais de 600 trabalhadores em layoff (sus­pensão temporária de contrato de trabalho) na Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), decidiram inten­sificar a luta pela manutenção de empregos a partir da manhã desta quarta-feira (28) na portaria da fábrica.

A montadora oficializou, por meio de telegramas envia­dos na última segunda, a de­missão de 500 trabalhadores. O informe aos metalúrgicos determina o comparecimento à fábrica na sexta-feira (29). Esse grupo estava em layoff há um ano e deveria retornar à mon­tadora no dia 15 de junho.

“Juntos faremos uma mobi­lização forte, que faça a Mer­cedes repensar neste processo truculento”, declarou o diretor Administrativo, Moisés Seler­ges. “Estamos no aguardo tam­bém de medidas anunciadas pelo governo, como o Progra­ma de Proteção ao Emprego, o PPE, que seria uma solução tanto aos trabalhadores quanto à empresa neste momento de crise no setor”, prosseguiu.

Para o dirigente, o compor­tamento da empresa mostra à sociedade como funciona uma montadora. “Em momentos de ganho, onde a fábrica re­cebe uma série de incentivos, a paixão pelos trabalhadores é grande. Em momentos de queda, é necessário que a gente busque caminhos para a preservação dos empregos”, afirmou Moisés.

“Convocamos os compa­nheiros que hoje acham que estão com seus empregos a sal­vo para lutarem em solidarie­dade aos que estão em layoff. Outras atividades virão. A luta continua”, concluiu Moisés.

Nesta sexta, dia 29, todos também devem ocupar as ruas no entorno do Sindicato, às 8h, pela manutenção dos empregos; adoção da fórmula 85/95, proposta pela CUT como alternativa ao fator pre­videnciário; e pela rejeição do Senado ao Projeto de Lei da Câmara, o PLC 30 [antigo PL 4.300], que precariza as rela­ções de trabalho.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC