MENU

ABC: trabalhadores que ocupam a Karmann-Guia querem assumir controle da fábrica

Publicado: 15 Junho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
- -
Solidariedade: trabalhadores e suas famílias recebem doações

Há cerca de um mês funcionários da Karmann-Guia ocupam a fábrica, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para exigir o pagamento de salários atrasados e direitos trabalhistas. A fábrica está com produção parada desde fevereiro e os trabalhadores pretendem agora contactar clientes e fornecedores e conseguir encomendas para reativar a produção, em modelo de auto-gestão.

Instalada há quase 60 anos no ABC, a Karmann-Ghia já produziu vários modelos de veículos esportivos. Hoje, atua como fabricante de ferramentaria e estamparia para montadoras. Com problemas de má administração, agravados pela crise, o faturamento da empresa foi reduzido para cerca de R$ 4 milhões, com uma folha de pagamento que chega a quase R$ 1,5 milhão, segundo os trabalhadores.

"Se a parte empresarial acha que vai vencer os trabalhadores fazendo com que percam os seus direitos, eles estão enganados. Vamos lutar até o final e ainda vamos fazer essa empresa produzir de novo", diz Saturnino Pereira, em entrevista na manhã de hoje (15) à Rádio Brasil Atual.

Desde março, os 330 funcionários da Karmann-Guia estão sem receber e temem que os proprietários vendam maquinários e matéria-prima, inviabilizando o retorno da prdução. Segundo Valter Saturnino Pereira, que integra o comitê sindical da empresa, os patrões se negam a negociar, apostando em vencê-los pelo cansaço, e sugerem o caminho da Justiça para que reivindiquem seus direitos.

Já os trabalhadores querem a fábrica funcionando. "Vamos voltar a conversar com as montadoras que são nossas clientes, para a gente poder produzir para essas montadoras e esse dinheiro entrar em valores iguais, para todos os trabalhadores, desde a área administrativa até os da limpeza", anunciou o sindicalista.

Em solidariedade, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP e trabalhadores na Ford, Volkswagen, Mercedes-Benz, dentre outros, têm feito doações de alimentos em grandes proporções, amenizando o drama das famílias dos funcionários da Karmann-Guia e fortalecendo a resistência.

Valter Saturnino Pereira sabe que o caminho é longo até que os metalúrgicos assumam legalmente a empresa, e disse que uma das intenções do movimento de ocupação é sensibilizar as autoridades do Judiciário e dos governos estadual e municipal, para a causa.

"A Karmann-Guia tem nome, tem know-how, tem mão de obra qualificada. A gente não pode perder isso por causa de pessoas irresponsáveis, que não pensam, que só querem fechar a Karmann-Guia. Os trabalhadores não querem fechar."

(Fonte: Rede Brasil Atual)

ABC