MENU

ABC: Wagnão é eleito presidente do Sindicato com 93,8% dos votos

Publicado: 24 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: SMABC
-Wagnão e Rafael Marques durante anúncio da chapa vencedora -Wagnão e Rafael Marques durante anúncio da chapa vencedora
Rafael Marques (esq.) e Wagnão durante anúncio da chapa vencedora 

O secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, foi eleito com 93,8% dos votos válidos para presidir os Metalúrgicos do ABC no triênio 2017-2020 junto a chapa para o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal. A posse será no dia 19 de julho.

A apuração foi na manhã de hoje, dia 20, na Sede. Os trabalhadores votaram nos dias 18 e 19 em 134 urnas.

A autoridade apuradora convidada pela Comissão Eleitoral, João Paulo Rodrigues Chaves, da coordenação do MST, declarou a chapa eleita. O dirigente relembrou a solidariedade dos metalúrgicos do ABC em momentos difíceis, como a caravana com mais de cem ônibus para o Portal do Paranapanema em 1995.

“Sempre estivemos próximos em batalhas difíceis e estou convencido da importância de um bom sindicato com respaldo da base para fazer o enfrentamento e garantir a defesa dos trabalhadores”, afirmou. “Este Sindicato tem dimensão histórica não só no ABC, mas no Brasil”, prosseguiu.

O comparecimento dos metalúrgicos do ABC aptos a votarem foi de 73%, com 21.861 eleitores. O presidente eleito, Wagnão, agradeceu os votos dos companheiros e falou sobre os desafios à frente do Sindicato.

“O processo eleitoral fortalece a nossa luta contra a retirada dos direitos. Tenho certeza que os 234 diretores eleitos nos Comitês Sindicais de Empresa darão conta do recado e isso só é possível com a companheirada que depositou seu voto de confiança”, disse.

“Os desafios estão colocados com os ataques extremamente prejudiciais aos trabalhadores. Só construiremos uma sociedade mais justa e igual com a unidade da classe trabalhadora”, defendeu.

Wagnão ressaltou que tem o presidente do Sindicato, Rafael Marques, como um irmão. “Tenho na figura do Rafael um exemplo de condução da categoria. Aprendemos muito e aprendemos juntos”, contou.

Rafael agradeceu o empenho e a participação dos trabalhadores na eleição. “Os Metalúrgicos do ABC têm compromisso com a base e com os trabalhadores. O resultado da eleição credencia a nova direção e fortalece o Sindicato”, concluiu.

O 1º turno foi realizado nos dias 14 e 15 de março com a eleição de 234 representantes para os Comitês Sindicais de Empresa, o CSEs, e para o Comitê Sindical dos Aposentados, o CSA.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC