MENU

Acidente mata dois na Vale do Canadá

Publicado: 31 Janeiro, 2012 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Um acidente em uma mina da Vale, no Canadá, terminou com a morte de dois trabalhadores da companhia e resultou no fechamento da unidade, que paralisou a produção de níquel.

Ontem, um deslizamento na parte subterrânea da mina causou a morte dos trabalhadores e impossibilitou a continuação dos trabalhos no local.

No Brasil, a Vale tem pouca experiência em minas subterrâneas. Opera apenas uma de potássio, em Sergipe.

A mina pertencia à Inco, comprada pela Vale em 2006. A unidade, batizada de Stobie, fica na cidade de Sudbury, a cerca de 380 quilômetros de Toronto.

Em nota, a Vale informou que paralisou a mina logo após o acidente. Não há previsão para a retomada da extração de níquel no local. O deslizamento ocorreu a uma profundidade de cerca de mil metros.

A Vale afirmou ainda que enviou equipes de resgate à mina. Para agências de notícias, Jon Treen, gerente da Vale em Ontário, disse que o acidente provocou "uma perda devastadora" e que "os pensamentos e orações vão às famílias, amigos e companheiros desses empregados".

Segundo a Vale, o acidente está sendo investigado pela Polícia de Sudbury e pelo Ministério do Trabalho de Ontário.

A Vale coleciona um histórico de problemas em Sudbury, polo produtor de níquel no Canadá. Após a compra da Inco, a companhia enfrentou uma greve que durou um ano e meio em uma das minas da região. Isso derrubou a produção de níquel e afetou a rentabilidade da operação canadense da mineradora.

Procurada no Brasil para comentar o acidente, a Vale orientou a reportagem a fazer contato com a assessoria de imprensa da mineradora no Canadá, que não respondeu aos pedidos de entrevista até a conclusão desta edição.

Fonte: Folha