MENU

Ações da CSN disparam 17% com rumor de venda da Namisa

Grupo de siderúrgicas asiáticas aceita pagar quase US$ 4 bi por 40% da mina da CSN, diz jornal

Publicado: 17 Outubro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

As ações ordinárias da CSN dispararam 17,29% nesta quinta-feira com rumores de que a terceira maior siderúrgica brasileira vendeu parte da Namisa para um grupo de siderúrgicas asiáticas. Segundo o jornal Nikkei English News, um grupo liderado pela Nippon Steel e que engloba também a Itochu, JFE Steel, Sumitomo Metal, Kobe Steel, Nisshin Steel e Posco concordou em pagar 4 bilhões de dólares por 40% das ações da Namisa

A CSN procura há meses compradores para a mina. A siderúrgica já tem garantido o fornecimento próprio de minério de ferro por meio de outra mina bem maior, a Casa de Pedra. Em abril, a CSN contratou o banco Goldman Sachs para estruturar a operação.Com o agravamento da crise, diversos interessados na Namisa desistiram do negócio, o que colocou o consórcio asiático como favorito. O mercado chegou a especular até mesmo que, com a crise, a venda da Namisa teria de ser adiada.

A siderúrgica ainda não se posicionou oficialmente sobre a reportagem. O principal ativo da Namisa é a Companhia de Fomento Mineral (CFM), localizada em Minas Gerais e comprada em julho de 2007. O plano de investimentos da Namisa prevê ampliar a capacidade de produção de minério de ferro dos atuais 14 milhões de toneladas anuais para 40 milhões em 2012.

Fonte: Revista Exame

CSN