MENU

Acordo de Banco de horas é aprovado pelos trabalhadores da Index

Acordo foi negociado pelo SMetal e garantiu estabilidade no emprego por seis meses; proposta foi aprovada em assembleia eletrônica, disponibilizada no Portal SMetal, com 100% dos votos

Publicado: 26 Junho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Um acordo de banco de horas, com garantia de estabilidade no emprego por seis meses, foi aprovado pelos trabalhadores da Index em assembleia eletrônica, realizada entre os dias 25 e 26 de junho, no Portal SMetal. O acordo tem vigência de dois anos.

Dos 27 trabalhadores que fazem parte do acordo e tinham direito a voto, 21 (77,78%) participaram da assembleia eletrônica, que teve 100% dos votos favoráveis.

Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Antônio Welber Filho (Bizu), o acordo dos trabalhadores da Index segue os critérios e condições do banco de horas já existente na fábrica, que venceu em maio deste ano.

“Com a renovação do acordo de flexibilização da jornada, conseguimos garantir aos metalúrgicos a estabilidade no emprego por mais seis meses, importante conquista neste momento de crise econômica e sanitária causada pela Covid-19, que vem gerando instabilidade na indústria nacional”, afirma.

A Index produz tornos, fica no bairro Aparecidinha e tem cerca de 30 trabalhadores.

Assembleia eletrônica

Para evitar os riscos de contágio pela Covid-19 que uma assembleia presencial poderia acarretar, as votações vêm ocorrendo de forma eletrônica, a partir de uma plataforma digital desenvolvida pelo SMetal e a Pandora Soluções. Essa ferramenta online garante a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões, de forma democrática, com transparência e segurança.

*Essa e outras notícias dos metalúrgicos de Sorocaba e Região você pode ver no site do sindicato