MENU

Aéreas: Airbus supera Boeing em encomendas em 2007

Publicado: 21 Junho, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Depois de quatro frenéticos dias de negócios na maior feira de aeronáutica mundial, a fabricante européia Airbus parece ter obtido encomendas suficientes para ultrapassar a rival norte-americana Boeing na corrida de vendas deste ano.

A Airbus, subsidiária da EADS, vendeu menos de metade dos aparelhos que a Boeing nos cinco primeiros meses do ano, mas os pedidos anunciados dentro de casa esta semana, na Paris Air Show, indicam reversão do quadro.

Não se sabe ao certo quantas das transações muito alardeadas no aeroporto de Le Bourget desde segunda-feira poderão ser registradas nas carteiras de encomendas firmes das fabricantes de aviões.

De qualquer forma, as vendas firmes anunciadas pela Airbus de 405 aeronaves durante a Paris Air Show, somadas às 201 encomendas que ela obteve até maio, levariam a empresa a superar as 600 unidades vendidas até agora em 2007. A Boeing teve desempenho mais discreto em Le Bourget, com 66 novas vendas firmes anunciadas e número similar de encomendas que já estavam na carteira de pedidos e tiveram os nomes dos clientes revelados, o que a levaria à marca dos 510 pedidos firmes este ano.

A Boeing superou a Airbus como a maior vendedora mundial de aviões no ano passado pela primeira vez desde 2000. A empresa norte-americana recebeu número recorde de 1.044 pedidos firmes no ano passado, enquanto a companhia européia anunciou encomendas por 790 aeronaves.

Fonte: Reuters