MENU

Aeroflot comprará 22 Boeing-787 após adquirir o mesmo nº de A-350

Publicado: 07 Junho, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A companhia aérea russa Aeroflot planeja assinar no sábado um contrato com o consórcio americano Boeing para adquirir 22 aviões Boeing-787 por US$ 2 bilhões, segundo a edição de hoje do jornal econômico 'Kommersant'.

Fontes da Aeroflot confirmaram à agência de notícias 'Interfax' que 'há uma alta probabilidade' de que o acordo seja assinado durante o Fórum Econômico de São Petersburgo, que será realizado este fim de semana.

Em março, a Aeroflot assinou um protocolo de intenções com o consórcio europeu Airbus para adquirir 22 aviões A-350, e, segundo algumas fontes, agora quer equilibrar sua frota com a compra dos aparelhos da Boeing.

Mas alguns especialistas acham que o contrato com a empresa americana se deve a um esfriamento entre a Rússia e a EADS depois que, no ano passado, o banco russo VTB comprou 5% das ações do consórcio europeu e pediu para participar da administração, mas não teve o pedido atendido.

Um representante da Boeing informou que a companhia também assinará um acordo com o fabricante russo de aviões civis Sukhoi para capacitar pessoal e criar um centro de manutenção dos futuros aparelhos Sukhoi Superjet.

Segundo as fontes, os dois contratos fazem parte de um acordo de cooperação a longo prazo que a companhia americana assinará com a Corporação Aeronáutica Unida da Rússia (estatal), monopólio no qual o Kremlin reúne toda a indústria do setor, civil e militar.

Fonte: Folha de São Paulo