MENU

Airbus cria joint venture para fabricar peças da família A320 na China

Publicado: 17 Julho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Airbus fechou um contrato com a Harbin Aircraft Industry Group (HAIG) para a construção de uma fábrica de partes em material compósito e outros componentes aeronáuticos na China. A unidade será operada na forma de joint venture entre as duas companhias.

De acordo com a Airbus, a fábrica deverá ser inaugurada o início de 2009. A empresa européia terá 20% das ações da joint venture, sendo que os 80% restantes ficarão nas mãos da companhia chinesa, subsidiária da AVIC II.

"O estabelecimento desse centro de manufatura em joint venture é mais um importante marco no relacionamento entre a HAIG e a Airbus", afirmou o presidente do conselho de diretores da HAIG, Pang Jian.

Pelo contrato, o centro irá produzir partes em material compósito e componentes aeronáuticos para a família A320 da fabricante européia. Ela também participará do processo de produção industrial em série de componentes do A350XWB, segundo a Airbus.

Em novembro do ano passado, a fabricante européia assinou um memorando de entendimento com a Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma da China, se comprometendo a destinar 5% da produção do A350XWB à indústria de aviação do país.

"Esse projeto demonstra novamente o compromisso da Airbus com o desenvolvimento sustentável de longo prazo da indústria de aviação da China", disse o presidente da Airbus China, Laurence Barron. "Vamos continuar expandindo nossa cooperação com a indústria de aviação chinesa no futuro", acrescentou durante evento no Airshow de Farnborough (Inglaterra), no qual foi formalizado o acordo.

Fonte: Valor