MENU

Airbus entrega primeiro avião modelo A320 fabricado na China

Publicado: 23 Junho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante europeia de aviões Airbus entregou nesta terça-feira em Tianjin, perto de Pequim (capital da China), o primeiro de seus aviões A320 de fabricação chinesa, em sua única unidade de produção fora da Europa, e que entrará em atividade comercial na quarta-feira (24).

Em uma cerimônia para mais de mil convidados, o avião foi entregue oficialmente ao proprietário, a Dragon Aviation Leasing, e à companhia regional que vai explorar a aeronave, Sichuan Airlines.

"Estabeleceremos um futuro forte com e para a indústria aeronáutica chinesa", declarou o presidente da Airbus, Thomas Enders.

O prefeito de Tianjin, Huang Xinguo, citou um "dia histórico" para a cooperação China-Europa.

A Airbus afirma que sua prioridade diante da atual crise é manter o programa de entregas em um nível parecido com o do recorde conseguido no ano passado. Enders já declarou que têm aproximadamente 3.500 aviões para entregar, por causa da crise.

Ontem a empresa recebeu um pedido de dez aviões A330-300 da companhia aérea britânica Virgin Atlantic. Dos aviões encomendados, cinco --com capacidade para transportar até 270 passageiros cada-- serão entregues em 2011 e os demais no ano seguinte.

Na semana passada a Airbus recebeu encomendas da companhia aérea húngara de baixo custo Wizz Air --que assinou um protocolo para a compra de 50 aviões A320-- e da Qatar Airways --que fez pedido de 24 aviões do mesmo modelo.

No último dia 14, no entanto, o diário americano "The New York Times" ("NYT") informou que executivos da Airbus preveem que a produção da empresa pode cair até 25% nos próximos dois anos, devido ao ajuste da empresa às condições mais difíceis do mercado.

Fonte: France Presse