MENU

Airbus espera ajuda financeira para seu avião A350

Publicado: 17 Janeiro, 2008 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A Airbus espera um socorro financeiro para o desenvolvimento de seu novo avião, o A350, e está confiante em iniciar as negociações com os Governos da França, Alemanha, Reino Unido e Espanha na segunda metade do ano.

Em uma entrevista à emissora francesa 'BFM', o diretor-geral da Airbus, Fabrice Brégier, afirmou hoje que a disponibilidade de dinheiro da empresa é 'muito positiva', mas estima que é necessário 'um acompanhamento (financeiro) de parte de nossos Estados'.

Brégier lembrou que a Boeing, com seu novo 787, teve 'diretamente ou através de seus parceiros, o avião mais subvencionado do mundo'.

Um diretor da Airbus, citado hoje pelo jornal 'International Herald Tribune', disse que o fabricante europeu tem intenção de discutir com seus quatro países na segunda metade do ano, uma vez que se tenha detalhado o programa de desenvolvimento desta aeronave de capacidade média e de longo percurso.

As negociações, segundo este diretor que não se identificou, poderiam começar no verão.

O desenvolvimento do A350, do qual a Airbus recebeu encomendas para 292 unidades, custará pelo menos 10,5 bilhões de euros. A filial da EADS disse que teria dinheiro suficiente para financiá-lo, mas justifica o recurso a avanços reembolsáveis com mecanismos dos quais seu rival Boeing se beneficia.

As ajudas dadas aos concorrentes são objeto de um contencioso entre Estados Unidos e UE perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) e se espera uma sentença para abril.

Por outro lado, Brégier especulou que em dez anos, a Airbus e a Boeing continuarão sendo os dois principais 'atores' de seu mercado, levando em conta o volume de investimento necessário para o lançamento de um avião.

Fonte: Agência EFE