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Airbus mantém liderança em entrega de aviões em 2007

Publicado: 18 Janeiro, 2008 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A européia Airbus anunciou hoje que vendeu 1341 aviões em 2007. Com isso, a empresa fica, mais uma vez, atrás da arqui-rival Boeing, que fechou o ano com 1413 novos pedidos em carteira. Ainda assim, a companhia sediada em Toulouse entregou 453 aviões, 12 a mais que a norte-americana.

O valor total dos pedidos recebidos no ano passado pela Airbus chega a US$ 157,1 bilhões, de acordo com preços de tabela. A empresa, agora, acumula uma carteira de pedidos para 3421 aviões, o equivalente a seis anos de produção.

'Esses números são enormes', disse o executivo-chefe da empresa, Tom Enders. 'Agora a questão é como gerenciamos os nossos pedidos em carteira (backlog)', afirmou.

No ano passado, entre o total de entregas, a Airbus enviou a clientes 367 aviões de fuselagem estreita, 79 A330s e A340s e um A380, todos de fuselagem larga. Além disso, entregou também seis unidades do modelo A300, já ultrapassado, referentes a contratos antigos.

Os pedidos recebidos em 2007 são para 913 aviões da família A320 (fuselagem estreita), 405 para as famílias A330, A340 e A350, além de 23 do A380, todas essas de fuselagem larga.

Tanto para a Airbus quanto para a Boeing, 2007 foi um ano de recordes no número de vendas. Em 2006, a européia havia vendido 760 aviões e a rival 1044. Naquele ano, porém, a Airbus enfrentou o pior momento de sua crise operacional e financeira, quando em 12 meses anunciou dois atrasos no programa do superjumbo A380 e trocou duas vezes de executivo-chefe.

Os efeitos dessa crise persistiram em 2007, ainda em reflexo dos atrasos no A380, mas também de problemas com o avião militar A400M e com o jato A350. Outra dificuldade enfrentada no ano passado pela empresa foi a desvalorização do dólar frente o euro, que elevou seus custos e fez cair suas receitas.

Para este ano, a Airbus planeja entregar mais de 470 aviões, segundo Enders. Caso fique nesse patamar, é possível que a empresa seja ultrapassada em entregas pela Boeing, o que não acontece desde 2003.

Ainda assim, há a possibilidade de a empresa de Seattle também ter problemas de atraso em seu novo avião, o 787 Dreamliner, o que seria um alívio para a Airbus. Hoje a Boeing deve revelar se irá ou não atrasar por mais um semestre seu novo programa. Há menos de seis meses a empresa anunciou que, devido a problemas técnicos, iria retardar a entrega do primeiro avião do início deste ano para o início do segundo semestre. Caso atrase novamente, a primeira aeronave só deverá ser entregue no começo de 2009, comprometendo a expectativa da Boeing de entregar 109 aviões desse modelo no ano que vem.

No início deste mês, a empresa dos EUA reduziu sua estimativa de entregas para 2008 de entre 515 e 520 aviões para entre 480 e 490 unidades.

Uma das formas encontradas pela Airbus para superar as dificuldades foi um amplo plano de reestruturação imposto por sua controladora, a European Aeronautic Defence and Space (EADS). O objetivo do plano, chamado Power8, será reduzir os custos anuais em 2,1 bilhões de euros a partir de 2010. Além disso, a empresa espera gerar um aumento de 5 bilhões de euros no fluxo de caixa acumulado entre 2007 e 2010. Duas medidas envolvidas no programa são a demissão de 10 mil funcionários e a venda de seis fábricas da empresa, iniciativas que representam um custo total de 680 milhões de euros para a Airbus.

Segundo Enders, porém, a empresa superou as metas do plano para 2007, reduzindo seus custos em mais de 300 milhões de euros. Mesmo assim, segundo a empresa, o resultado do ano passado deverá, novamente, ser um prejuízo milionário.

Fonte: Valor