MENU

Airbus não recebe encomendas de aviões em fevereiro

Publicado: 05 Março, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Airbus afirmou nesta sexta-feira que companhias aéreas não encomendaram, mas também não cancelaram, aviões nas últimas oito semanas, criando incertezas sobre o ritmo da recuperação na demanda antes da divulgação de resultados de sua controladora, na terça-feira.

A fabricante europeia obteve 11 encomendas de aviões civis até agora neste ano, sendo o último pedido formado por 10 jatos A320 feito pela Yemenia (no Iêmen), em 10 de janeiro.

A Airbus divulgou uma queda nas encomendas no ano passado para 310 aeronaves avaliadas em US$ 34,9 bilhões a preços de tabela.

A Boeing, enquanto isso, recebeu 57 encomendas neste ano até 2 de março, incluindo acordo para 25 aviões modelo 787 Dreamliners acertado com a United Airlines, segundo informações do site da companhia.

As companhia aéreas no mundo esperam prejuízo de US$ 5,6 bilhões este ano, ainda sofrendo impactos da crise econômica sobre viagens, afirma a associação mundial do setor, International Air Transport Association (IATA).

A European Aeronautic Defence and Space Company (EADS) deve divulgar na próxima semana prejuízo antes de eventos não-recorrentes de 395 milhões de euros, segundo pesquisa com 12 analistas, ante lucro de 812 milhões de euros um ano antes.

A Airbus informou ainda que entregou 38 aviões a clientes em fevereiro, incluindo um superjumbo A380 para a Air France. No acumulado de dois meses, a companhia entregou 67 aeronaves. Em 2009 foram 498 entregas.

Fonte: Invertia