MENU

Airbus planeja venda de dez fábricas na Europa

Publicado: 26 Fevereiro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A Airbus deverá pôr em prática, provavelmente na próxima semana, um plano de reestruturação que determina a venda de dez fábricas - quatro na França, quatro na Alemanha, uma na Espanha e outra no Reino Unido -, segundo o jornal econômico francês 'Les Echos'.

O novo plano representaria uma nova divisão dos esforços entre os países de modo que, a curto ou médio prazo, as dez unidades deixariam de fazer parte do grupo europeu.

Segundo o jornal, as dez fábricas seriam as de Varel, Nordenham, Laupheim e Buxtehude, na Alemanha; Méaulte, Saint-Nazaire, Rochefort e Tarbes, na França; Puerto Real, na Espanha, e Filton, no Reino Unido.

O objetivo é fazer com que as demissões em cada um dos quatro países sejam distribuídas de acordo com o peso de cada um deles na companhia.

Isso implicaria em mudanças no projeto inicial do plano de ajuste 'Power 8', que pretendia centrar o foco das vendas das fábricas na Alemanha.

No entanto, essa intenção não foi aceita pelos acionistas alemães da Companhia Européia de Aeronáutica, Defesa e Espaço (EADS, em inglês), o que interrompeu as negociações das decisões, que deveriam ter sido anunciadas na terça-feira.

Segundo o 'Echos', o conselho de administração deverá examinar, provavelmente na próxima semana, a nova estrutura do 'Power 8', que mantém o objetivo de cortar 10 mil empregos da Airbus e de seus fornecedores sem demissões em massa que não ofereçam alternativas aos trabalhadores.

O presidente da Airbus e co-presidente da EADS, Louis Gallois, que desenvolveu o plano, aceitou as alterações.

A EADS deu a entender que a decisão sobre o programa de ajuste vai ser tomada até o dia 9, data da apresentação de seus resultados.

No entanto, o comitê europeu da empresa, que deveria ser anunciado aos representantes dos trabalhadores, ainda não foi convocado.

O jornal 'La Tribune' adiantou hoje que o co-diretor geral da EADS, o francês Jean-Paul Gut, provavelmente deixará a empresa em abril ou maio.

As especulações coincidem com o encontro de hoje do presidente francês, Jacques Chirac, com a chanceler alemã, Angela Merkel, no castelo de Meseberg, ao norte de Berlim, que deverá tratar principalmente da crise da Airbus.

Fontes do Palácio do Eliseu afirmaram que Chirac quer solucionar rapidamente o caso que bloqueia a reestruturação da Airbus, e que quer fazê-lo 'com um espírito de associação, de divisão equilibrada dos esforços e de preocupação com os empregos'.

Porém, as autoridades alemãs afirmaram que nenhum detalhe do 'Power 8' será tratado em Meseberg.

Com o plano, a Airbus pretende enfrentar a crise que atravessa, sobretudo pelos atrasos no projeto do avião gigante A380.

O objetivo da empresa é economizar 5 bilhões de euros até 2010 e mais 2 bilhões ao ano a partir daí.

Fonte: Agência EFE