MENU

Airbus reduz ritmo de entregas do A380 diante da crise econômica

Publicado: 06 Maio, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante europeia de aviões Airbus anunciou hoje uma redução das entregas da aeronave A380 para os dois próximos anos por causa da crise financeira.

Assim, a empresa entregará a seus clientes 14 aviões do modelo neste ano, frente aos 18 previstos, enquanto que em 2010 serão entregues "mais de 20" aeronaves, diz a Airbus em comunicado.

A fabricante tomou esta decisão "diante da crise econômica e aeronáutica atual e após as reivindicações específicas de atraso dos clientes".

A Airbus explica que "o ritmo de produção e de entrega, atual e futura", do A380 "dependerá da demanda das companhias e da disponibilidade de financiamento dos clientes".

O grupo afirmou que tomará medidas para "atenuar" o impacto negativo do atraso destas entregas em suas contas e afirmou que não terá uma incidência significativa em seu faturamento.

Quanto às outras aeronaves que fabrica, a Airbus lembrou já ter anunciado há cerca de três meses uma redução no ritmo de produção da família A320, que a partir de fevereiro do ano que vem passará de 36 a 34 aviões mensais.

Entre oito e nove aviões da família A330/A340 são produzidos mensalmente, enquanto que o processo de desenvolvimento da aeronave A350 continua "a pleno rendimento".

A Airbus confirmou sua intenção de entregar aos clientes ao longo de 2009 o mesmo número de aviões do que em 2008, 483, um recorde para a empresa.

Fonte: Agência Efe