MENU

Alcan: Rio Tinto e Norsk Hydro podem fazer oferta

Publicado: 29 Maio, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo norueguês de alumínio Norsk Hydro e a mineradora Rio Tinto recusaram-se a confirmar ou negar as notícias de que as empresas podem apresentar propostas em separado pela canadense Alcan.

As ações da Alcan subiram na segunda-feira por conta de matérias publicadas que relatavam que as duas empresas podem tentar superar a oferta hostil apresentada pela Alcoa, no valor de 28,5 bilhões de dólares, para aquisição da Alcan. A compra, se concretizada, criaria o maior grupo de alumínio do mundo, num momento de aumento da demanda pelo metal.

'Nós sempre consideramos oportunidades, mas se vamos ou não seguir em frente, fazendo qualquer coisa como uma 'due diligence', é pura especulação', afirmou o presidente-executivo da Rio Tinto Aluminium, Oscar Groenveld, em entrevista à Reuters.

'Eu não posso comentar sobre essa especulação porque é apenas especulação', afirmou o executivo, em paralelo a uma conferência econômica na capital da Malásia.

A porta-voz da Hydro, Inger Sethov, afirmou: 'Nós não comentamos nenhum tipo de especulação de mercado sobre boatos de um movimento estratégico'.

O jornal The Sydney Morning Herald informou na segunda-feira que a Rio Tinto contratou o Deutsche Bank para trabalhar como consultor de uma possível oferta pela Alcan.

O canadense Daily Globe and Mail, citando fontes de bancos de investimento, afirmou, também na segunda-feira, que a Norsk Hydro estava trabalhando em uma oferta pela Alcan, em valor superior a 30 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters