MENU

Alcoa antecipa meta de redução de carbono

Divisão de Produtos Primários Globais reduz em 22% as emissões de gases de efeito estufa em relação aos níveis de 2005

Publicado: 08 Junho, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Alcoa antecipou em nove anos a meta estabelecida para 2020, que previa 20% de redução das emissões de gases de efeito estufa. A Divisão de Produtos Primários Globais reduziu em 22% as emissões de gases de efeito estufa em relação aos níveis verificados em 2005. Além disso, seu alumínio primário foi o primeiro a ser reconhecido com o certificado Cradle to Cradle® (em português, do berço ao berço), na categoria Prata, por sua infinita capacidade de reciclagem. Esses e outros resultados foram divulgados no Relatório de Sustentabilidade 2010 da Alcoa, que analisa a evolução da empresa em relação à sustentabilidade de seus produtos, recursos e operações.

“Na Alcoa, adotamos uma abordagem de longo prazo para a sustentabilidade”, ressalta Kevin Anton, diretor-executivo de Sustentabilidade da Alcoa Inc. “Em 2010, elevamos os nossos esforços a um novo patamar, com a criação do cargo de diretor-executivo de Sustentabilidade, e foco no desenvolvimento de uma estratégia abrangente de sustentabilidade. Implementamos um conjunto de metas estratégicas que ajudem a impulsionar nossos negócios antes e depois de 2020. Além disso, desenvolvemos um painel de desempenho para alinhar as metas de sustentabilidade de todas as nossas empresas”, disse Anton.

“Em 2010, fomos incentivados pelo progresso significativo que tivemos. Em 2011, continuaremos trabalhando para aprimorar os diferentes aspectos da sustentabilidade, seja na empresa, seja com as partes interessadas", finaliza Anton. [www.alcoa.com/sustainability].

Perfil-A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc possui 59 mil funcionários e integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010 a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade. [ www.alcoa.com.br].

Fonte: Fator Brasil