MENU

Alcoa anuncia abertura de mina de bauxita no Pará

Publicado: 15 Setembro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante de alumínio norte-americana Alcoa disse que autorizou a abertura de suas novas operações de bauxita em Juruti, no oeste do Pará. A mina, que tem capacidade de 2,6 milhões de toneladas por ano, vai abastecer a expansão da refinaria Alumar, da Alcoa, que é a segunda parte do programa de investimento do grupo que deverá receber autorização no final deste ano. A parte da Alcoa no investimento combinado das duas iniciativas no Brasil é de cerca de US$ 2,2 bilhões.

As operações de Juriti, parte da Alcoa World Alumina and Chemicals (Awac), uma parceria com a Alumina na qual a Alcoa possui uma participação de 60%, consiste de um porto, uma mina e um sistema ferroviário de 50 quilômetros. "Essa mina atenderá nossas operações no Brasil e reduzirá nossos custos", disse o presidente da Alcoa Latin America, Franklin Feder.

A expansão na refinaria de alumina Alumar em São Luís elevará a produção total na unidade para 3,5 milhões de toneladas por ano. Após a expansão, a Alcoa Alumínio e a Awac terão juntas 54% da refinaria. O restante estará dividido entre BHP Billiton (36%) e Rio Tinto Alcan (10%), uma subsidiária da Rio Tinto.

Fonte: Agência Estado