MENU

Alcoa assina acordo e inicia obra no Vietnã no 4º trimestre

Publicado: 02 Julho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A World Alumina and Chemicals (AWAC), subsidiária da produtora de alumínio americana Alcoa, assinou acordo de cooperação com o grupo de mineração estatal vietnamita Vietnam National Coal Mineral Industries (Vinacomin) para o desenvolvimento de refinaria de alumina com capacidade de 600 mil toneladas, iniciará a execução do projeto no quarto trimestre.

O acordo prevê a realização do estudo de viabilidade acerca de outro projeto, envolvendo mina de bauxita e refinaria de alumina. A bauxita é matéria-prima para a produção de alumina, que por sua vez é matéria-prima para o alumínio.

O acordo é um avanço significativo no prolongado esforço das mineradoras estrangeiras para obter acesso às ricas reservas de bauxita do Vietnã, que alguns estimam entre 2 bilhões e 8 bilhões de toneladas, cerca de 5% das reservas mundiais. A iniciativa também amplia a base da Alcoa na Ásia. A companhia tem sido apontada nas últimas semanas como possível alvo de compra da Vale. "Estamos nos movendo para a frente", disse Kenneth Wisnoski, presidente da divisão de Produtos Primários Globais da Alcoa. "Este é um passo muito encorajador." O acordo de cooperação concede à AWAC o direito de comprar 40% da sociedade anônima por ações que controla a mina de bauxita Nhan Co e a refinaria de alumina, após uma "due diligence". A Alcoa tem 60% da AWAC e o restante pertence à Alumina Ltd.

Bauxita

A AWAC realizará um estudo de viabilidade sobre o projeto de mina de bauxita e refinaria de alumina Gia Nghia. Segundo a estimativa da Alcoa, a refinaria poderia produzir entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas de alumina por ano no estágio inicial.

A companhia ainda não fez uma estimativa para as jazidas de bauxita em Gia Nghia, mas acredita, com base nos primeiros testes, que as reservas são substanciais. Juntamente com a BHP Billiton e a chinesa Aluminum Corp., a Alcoa tem mostrado interesse no Vietnã desde 2002, mas as negociações sobre os projetos patinavam na questão do tamanho da participação da Vinacomin e a forma da parceria.

Em maio, o primeiro-ministro vietnamita Nguyen Tan Dung concedeu à Vinacomin a permissão para oferecer à Alcoa uma participação de 40%.

Fonte: InfoMet