MENU

Alcoa entre as 50 Empresas Mais Sustentáveis

Produtora de alumínio ficou em primeiro lugar na categoria Mineração da revista Imprensa

Publicado: 28 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Alcoa está entre as 50 empresas mais positivamente citadas em 2007 pelas revistas especializadas em economia e negócios, segundo a revista Imprensa, publicada pela Imprensa Editorial (Maio de 2008). Em comum, as companhias têm a visão estratégica de que lucro e investimento socioambiental podem ser compatíveis e de que esses valores precisam ser compartilhados com a sociedade.

No ranking de Mineração, a Alcoa ficou em primeiro lugar, com 2.135 pontos de centimetragem ponderada - resultado preciso da importância do espaço dedicado à empresa em relação à circulação do veículo, dia da veiculação e localização editorial da publicação da nota ou matéria. Nesse ranking, a Alcoa foi seguida pela Vale (1.522), Anglo American (578), Autlán (49) e Codelco (49).

Pelo ranking geral das empresas, que abrange companhias nacionais e multinacionais que atuam no Brasil, a Alcoa ficou em 32º lugar, à frente de empresas como McDonalds, Fiat, Basf, Dell, Vale, Santander, HSBC, Danone, Braskem, entre outras.

A pesquisa As Empresas Mais Sustentáveis Segundo a Mídia, realizada pela Mídia B (agência de comunicação nacional especializada em auditoria de imagem), teve por objetivo analisar a cobertura jornalística do setor empresarial durante o ano de 2007. As reportagens incluindo o tema sustentabilidade englobam as ações das companhias em meio ambiente; relações com fornecedores; clientes e comunidade; transparência. Os veículos analisados foram as revistas especializadas em economia e finanças Época Negócios, Exame, IstoÉ Dinheiro e América Economia. Foram consideradas todas as menções a empresas relacionadas ao tema, seja em reportagens, notas, artigos, editoriais ou imagens, publicados nas revistas citadas. A pesquisa, inédita, aferiu o desempenho na imprensa de 440 empresas.

Alcoa

Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além dos produtos e componentes de alumínio, que incluem laminados, extrudados e forjados, a Alcoa também comercializa rodas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sexta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as "empresas mais admiradas do Brasil" em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Fonte: Revista Fator