MENU

Alcoa forma parceria para atender indústria automobilística da China

Publicado: 11 Abril, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante de alumínio Alcoa --maior do mundo em termos de produção-- informou nesta segunda-feira que formou uma 'joint venture' com a chinesa Shanxi Yuncheng Engraving Group para produzir chapas de alumínio para brasagem --utilizadas na indústria automobilística.

O investimento total na produção das peças irá ultrapassar os US$ 95 milhões, segundo a Alcoa --que irá ficar no controle da joint venture, com 70% de participação. A unidade de produção irá ficar em Kunshan (leste do país).

Com o investimento, a Alcoa deve ser capaz de produzir até 50 mil toneladas por ano das chapas, que atenderão principalmente montadoras de automóveis nos mercados asiáticos. A produção irá complementar a que já está em operação nas unidades da empresa nos EUA e na Hungria.

'Essa operação conjunta aprofunda nossos investimentos na expansão e aumenta nossa flexibilidade e produtividade', disse o presidente e executivo-chefe da Alcoa, Alain Belda.

A Alcoa, juntamente com a Citic (China International Trust & Investment), inaugurou no ano passado uma joint venture para fabricar produtos de alumínio, a Alcoa Bohai Aluminum Industries Company, em Qinghuangdao (norte da China).

A empresa assumiu ainda o controle da Alcoa Aluminum Products, em Xangai, onde tinha uma parceria com a Sliec.

Fonte: Folha de São Paulo