MENU

Alcoa: lucro trimestral em alta de 85%, a 537 milhões de dólares

Publicado: 11 Outubro, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo americano de alumínio Alcoa registrou alta nos lucros de 85% no terceiro trimestre, totalizando 537 milhões de dólares, graças a seu plano de reestruturação.

Por ação, o lucro líquido deste gigante do setor foi de 0,61 dólar (0,62 dólar sem gastos extras), inferior às previsões dos analistas, que esperavam 0,78 dólar.

O faturamento trimestral cresceu 19%, ficando em 7,6 bilhões de dólares.

Este desempenho foi obtido apesar da queda da cotação do metal, que perdeu 6% no terceiro trimestre no mercado londrino.

Nos nove primeiros meses deste ano, a Alcoa obteve ganhos superiores a todos os registrados nos anos anteriores de sua história, com um lucro -sem gastos extras- de 1,9 bilhão de dólares, em alta de 82% no mesmo período de 2005.

'Nós continuamos tendo desempenhos melhores que em 2005, com avanços de dois dígitos em nosso faturamento e nossos lucros: 2006 já é o ano mais forte da história da Alcoa e esta tendência será confirmada no quarto trimestre', comentou o presidente do grupo, Alain Belda, em um comunicado.

A Alcoa adotou em junho do ano passado medidas que incluíram o corte de 8.300 postos de trabalho em todo o mundo no período de um ano.

Lucro da Alcoa decepciona apesar de quase dobrar no terceiro trimestre

A Alcoa divulgou na terça-feira que seu lucro quase dobrou no terceiro trimestre, impulsionado por aumento da receita devido a preços mais altos de alumínio, especialmente para os transportes comercial e aeroespacial.

O lucro líquido ficou em 537 milhões de dólares, ou 0,61 dólar por ação, frente aos 289 milhões de dólares, ou 0,33 dólar por ação do mesmo trimestre do ano anterior.

A Alcoa, maior produtora de alumínio do mundo, afirmou também que a receita ficou em 7,63 bilhões de dólares, 19 por cento acima dos 6,40 bilhões de dólares de um ano atrás.

O resultado, entretanto, ficou abaixo do esperado, devido à fraqueza dos mercados automotivo e de construção na América do Norte. Analistas esperavam, em média, lucro de 0,77 dólar por ação e receita de 7,68 bilhões de dólares, segundo a Reuters Estimates.

'Ainda está melhor que ano passado, mas é muito menos do que eu pensava. Normalmente, o terceiro trimestre é mais fraco que o segundo, e o segundo ficou em 0,86 dólar, mas isso é muito mais fraco', disse o analista Chuck Bradford, da Bradford Research/Soleil.

As ações da empresa cediam 0,8 por cento no pregão eletrônico.

Fontes: Agência France Presse e Reuters