MENU

Alcoa vê excesso de oferta de alumínio e anuncia corte na produção

Publicado: 11 Novembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Na tentativa de equilibrar a relação entre oferta e demanda mais modesta por alumínio, a Alcoa já havia anunciado no mês anterior um corte de 250 mil toneladas anuais na produção de sua unidade em Rockdale, Texas. A companhia sentiu o agravamento da crise, e teve de anunciar nova redução em sua produção na segunda-feira (10).

O novo corte vai reduzir a produção da Alcoa em mais 350 mil toneladas por ano e começará imediatamente segundo comunicou a empresa. As reduções na base produtiva confirmadas no segundo semestre deste ano, somadas, marcam uma redução de 15% na produção total da Alcoa.

A iniciativa da empresa visa reduzir os custos operacionais da produção e minimizar os reflexos da crise sobre os preços do alumínio, que vêm de expressiva desvalorização nos últimos períodos.

Excesso de oferta

Segundo Bernt Reitan, vice-presidente da companhia, "a indústria dá sinais de excesso de oferta e presenciou uma queda sem precedentes nos preços do alumínio em curto intervalo de tempo". Para Reitan, os cortes anunciados vão ao encontro de uma perspectiva que segue sólida para o setor no longo prazo, na tentativa de equilibrar as condições atuais do mercado.

A Alcoa responde atualmente pela maior produção e administração de alumínio e alumina do mundo. Apesar do recuo na produção, as ações da Alcoa terminaram a segunda-feira com forte valorização de 5,27% na Bolsa de Nova York, beneficiadas pelo anúncio do pacote de resgate à economia chinesa.

Fonte: Infomoney