TER, 19 de jul / 2016

Alemanha pode exigir caixa preta nos carros autônomos

A Alemanha se apressa para desenhar uma legislação que imponha regras para o uso de carros autônomos, algo que ainda não existe em nenhum país do mundo. A proposta que está em debate pode impor a obrigatoriedade de que os veículos sejam equipados com uma caixa preta aos moldes do que acontece nas aeronaves. O dispositivo registraria dados de condução. A ideia é que, em caso de acidente, este material sirva para entender quem foi o responsável.

Aumentou a pressão para debater o assunto e definir legislações específicas depois do acidente nos Estados Unidos com um Tesla Modelo S, que causou a morte do motorista. O automóvel colidiu com um caminhão quando o sistema semiautônomo Autopilot estava ligado (leia aqui). O caso reacendeu o debate sobre a necessidade de garantir que a tecnologia seja implementada com segurança.

Entre as regras em discussão na Alemanha está a imposição de que o motorista permaneça sentado no banco do condutor, ainda que o carro esteja rodando em modo autônomo. Desta forma é possível reassumir o controle rapidamente em caso de emergência. A proposta, no entanto, não exige que o motorista esteja atento ao tráfego.

É emblemático que a Alemanha dê o primeiro passo para regular o uso de carros autônomos, já que o país é sede de grandes fabricantes de veículos, como Grupo Volkswagen, Mercedes-Benz e Grupo BMW. O esforço para regulamentar a tecnologia sinaliza a intenção do governo alemão de fazer do país um líder no desenvolvimento de modelos automatizados.

Enquanto não há legislação para o uso de automóveis capazes de rodar sem participação tão ativa do motorista, as montadoras incorporam em seus modelos recursos avançados de assistência capazes de controlar o carro em certas condições a exemplo do que já acontece com o Autopilot, da Tesla. O automóvel totalmente autônomo só deve se tornar realidade depois de 2020.

(Fonte: Automotive Business)

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700