MENU

Alstom investigada por suspeita de corrupção no Brasil

Publicado: 06 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo francês Alstom é objeto desde novembro de 2007 de uma investigação judicial na França por "corrupção" na atribuição de contratos no exterior, incluindo o Brasil, por uma denúncia das autoridades judiciais suíças, informou uma fonte da Justiça em Paris.

A Alstom, especializada em transportes - trens de alta velocidade, bondes, metrôs - e energia, é suspeita de ter pago milhões de dólares de subornos para obter contratos na Ásia e América Latina entre 1995 e 2003, informa o Wall Street Journal.

A procuradoria de Paris abriu em 7 de novembro de 2007 uma investigação judicial por "corrupção ativa de agentes públicos estrangeirs" e "abuso de bem social", após uma denúncia da justiça suíça recebida em maio do ano passado.

Os juízes responsáveis pelo caso não emitiram nenhum indiciamento até o momento.

Com base em fontes ligadas ao caso, o Wall Street Journal afirma que a Alston teria pago 6,8 milhões de dólares para obter um contrato de 45 milhões de dólares para a extensão do metrô de São Paulo.

Os investigadores examinam ainda "pagamentos suspeitos" de 200 milhões de dólares que a Alston teria efetuado em projectos no Brasil, Venezuela, Cingapura e Indonésia.

Fonte: AFP