MENU

Amazonas: Sindicato realiza ato pelo Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

Publicado: 25 Novembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Mulheres metalúrgicas fizeram manifestação no centro da cidade

25 de novembro é o Dia internacional da Não Violência Contra a Mulher. Em todo o mundo, a data é marcada por luta, mobilizações e conscientização sobre o tema. Nesta quinta-feira (25), as mulheres metalúrgicas de Manaus foram às ruas para denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. O ato foi uma realização do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, em parceria com a CUT Amazonas e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Cerca de 200 trabalhadoras participaram da manifestação, entre elas a vice-presidenta da CNM/CUT, Cátia Cheve, e as diretoras da Confederação Ana Cristina Lisboa Teixeira e Maria de Jesus Marques de Almeida.

Um dos objetivos do ato foi expor os dados alarmantes sobre a violência contra as mulheres no Amazonas. De acordo com estudo do Núcleo de Estudo e Pesquisa Aplicada à Segurança Cidadã, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de janeiro a agosto deste ano 9,5 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica na região.

“Esta manifestação é para mostrar que não vão nos calar e que as companheiras vítimas de violência não estão sozinhas e contam com o nosso apoio. Queremos que o poder público tome as devidas providências para que estes números diminuam nos próximos anos”, disse Cátia.

A data de 25 de novembro ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres, realizado em 1960. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais na República Dominicana foram perseguidas diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar.

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, a data de 25 de novembro foi escolhida como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em memória às três irmãs ativistas.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)