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Anglo American faz aquisição de parte de MMX MG-RJ

Publicado: 16 Julho, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A MMX Mineração e Metálicos anunciou nesta segunda-feira que a Centennial Asset, detentora de quase a totalidade das ações da Centennial Minas-Rio, vendeu 100% de seus papéis por meio de leilão na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), na última sexta-feira, por R$ 1,317 bilhão --US$ 704 milhões. As ações foram adquiridas integralmente pela Anglo American Participação em Mineração, uma subsidiária integral da Anglo American plc.

Mediante liquidação do leilão em bolsa, que deverá ocorrer na quarta-feira (18), a Anglo American irá adquirir novas ações de emissão da MMX Minas-Rio Mineração e da LLX Minas-Rio Logística, por meio da realização de aumento de capital no valor de US$ 874.349.788, fazendo com que a Anglo American aumente sua participação no capital da MMX Minas-Rio e da LLX Minas-Rio (Empresas Minas-Rio) para 49%.

A partir da liquidação, a MMX e suas subsidiárias celebrarão acordos de acionistas com a Anglo American e a Centennial Minas-Rio, relacionados à governança corporativa das Empresas Minas-Rio.

No fechamento da operação, as companhias irão assinar acordos suplementares que incluem um contrato de prestação de serviços técnicos com uma coligada da Anglo American.

Também no contexto da operação, a MMX, sua subsidiária LLX Logística e a Anglo American acordaram reestruturar a reorganização societária das Empresas Minas-Rio. A MMX Minas-Rio será responsável pela construção e operação tanto das minas de minério de ferro em Minas Gerais como do mineroduto do Sistema Integrado MMX Minas-Rio. A LLX Minas-Rio será responsável por construir e operar o Porto do Açu, exclusivamente para o manejo de produtos de minério de ferro.

Adicionalmente, de acordo com os documentos que serão assinados na liquidação da operação, as partes acordaram que a LLX Açu Operações Portuárias, uma subsidiária da LLX Logística, terá acesso ao Porto do Açu e a sua infraestrutura para construir e operar atividades logísticas e de carga para terceiros, mediante pagamento de uma taxa por navio/tonelada para a LLX Minas Rio.

A LLX Açu terá o direito de expandir o Porto do Açu conforme será acordado de tempos em tempos com a LLX Minas-Rio e terá o direito de realizar operações portuárias no Porto do Açu, sendo que o transporte de minério de ferro terá prioridade de embarque.

Segundo o diretor-presidente e presidente do conselho de administração da MMX, Eike Batista, 'o fechamento da operação com a Anglo American marca o início de uma associação promissora. Esperamos e pretendemos promover o crescimento do Sistema Integrado MMX Minas-Rio até a sua capacidade plena, alavancando as aptidões geográficas e geológicas do Sistema', afirmou.

Projetos

A MMX Mineração e Metálicos e a Anglo American vão construir um mineroduto de 525 quilômetros passando por 32 cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Será o maior mineroduto do mundo, segundo a MMX. A empresa e a Anglo American apresentaram no fim de maio o projeto do Sistema Minas-Rio ao governador Aécio Neves.

MMX e Anglo American firmaram recentemente uma sociedade e, juntas, começam a viabilizar os planos do projeto integrado de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro, no qual está incluído o mineroduto que vai da região de Diamantina (299 quilômetros ao norte de Belo Horizonte) à cidade fluminense de Campos (norte do Rio de Janeiro).

Esse projeto consiste ainda na instalação de minas, além de toda a infra-estrutura necessária para elas operarem, e em um terminal portuário no Rio de Janeiro para o embarque de minério de ferro. O terminal terá capacidade para receber navios de grande porte --cargueiros capazes de transportar até 175 mil toneladas.

Fonte: Folha de São Paulo