MENU

Aplicativo traz informações de segurança e saúde no trabalho

Publicado: 24 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Para divulgar informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) criou o SST Fácil, um aplicativo de celular que traz uma série de perguntas divididas por temas e que leva conhecimento aos usuários.

“Acreditamos que, por meio de uma linguagem simples e acessível, temas e conhecimentos trabalhados e produzidos pela Fundacentro podem alcançar mais pessoas e aproximar a sociedade civil da instituição”, pondera o coordenador do Projeto Difusão de Conteúdos Educativos e Técnico-Científicos em SST, Cleiton Faria Lima.

O aplicativo funciona como um jogo de desafio, com perguntas e respostas. Na medida em que o usuário responde as questões, desbloqueia as fases seguintes. Há possibilidade de solicitar pistas e, ao final de cada etapa, ganhar moedas virtuais para usar nas fases seguintes.

“O objetivo não é testar conhecimentos prévios, e sim conduzir o usuário à apropriação de conhecimentos. Está aliado ao conceito de que o papel do educador é mediar. É um trabalho de mediação entre o educador Fundacentro e o usuário, na perspectiva da educação não formal”, afirma o chefe de ações educativas da instituição, Jefferson Peixoto.

Os temas apresentados, inicialmente, são: conceitos básicos em SST; transporte – informações para motoboys e caminhoneiros; educação – SST nas escolas; ergonomia (relações entre funcionários e máquinas); e segurança química no uso do benzeno. Novos conteúdos serão inseridos ao longo do ano. A ferramenta está disponível em Android e, em breve, estará também disponível em iOS.

(Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social)