MENU

Após escândalos, Siemens terá novo CEO em julho

Publicado: 21 Maio, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O próximo presidente e CEO será o executivo Peter Loescher, 49, que chefiava a divisão de saúde humana do laboratório Merck desde abril de 2006. Loescher vai substituir Klaus Kleinfeld, atual presidente e CEO da Siemens, que teve o nome envolvido em diversas denúncias.

Ao longo deste ano, promotores alemães acusaram executivos da Siemens de atuarem de forma ilegal para melhorar os resultados da empresa. O primeiro escândalo envolveu a empresa e um sindicado de trabalhadores. A empresa teria pago propina a um líder sindicalista para fechar acordos favoráveis à empresa.

Kleinfeld não foi abalado pelo primeiro escândalo, argumentando que não tinha conhecimento sobre o caso. Uma nova denúncia, porém, indicou que a Siemens teria oferecido suborno a executivos de outras corporações a fim de garantir a manutenção de importantes contratos de fornecimento de equipamentos e serviços.

Os episódios de corrupção teriam ocorrido em 2001. Uma das investigações terminou com a prisão do presidente da divisão de automação da Siemens, Johannes Feldmayer.

Kleinfeld tinha contato para presidir o grupo até setembro, mas deixará a empresa. A decisão da Siemens em buscar um presidente fora de seu quadro de trabalhadores garante que o próximo CEO da empresa não ficará sob suspeita se novas denúncias forem feitas sobre contratos fechados no passado.

Fonte: Revista Info