MENU

Araquari (SC): metalúrgicos recebem carta sindical e inauguram sede da entidade

Publicado: 20 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Araquari (SC): Sindicato dos Metalúrgicos recebe carta sindical e é oficialmente reconhecida pelo MTEAraquari (SC): Sindicato dos Metalúrgicos recebe carta sindical e é oficialmente reconhecida pelo MTE
Direção do Sindicato e dirigentes da CNM/CUT comemoraram expedição da carta sindical 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Araquari e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, recebeu oficialmente a carta sindical do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Assim, a entidade de base cutista passa a ser reconhecida como legítima representante dos trabalhadores do ramo nas duas cidades. O registro, publicado no Diário Oficial no dia 27 de julho, foi retirado na última sexta-feira (17), mesmo dia que a direção inaugurou a sede.

A cerimônia contou com a presença de líderes sindicais da região e dirigentes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), o presidente Paulo Cayres, o secretário-geral e de Relações Internacionais, João Cayres, e o secretário de Política Sindical, Loricardo de Oliveira.

Segundo o presidente do Sindicato, Agenor Garret, o desafio agora é iniciar as negociações com as empresas e organizar a categoria na região. “Desde 2007 estamos lutando para que a carta fosse liberada. Agora, precisamos organizar os metalúrgicos em busca de melhores condições de trabalho e de salário. Nesta semana, começaremos a dialogar com a BMW, que recentemente inaugurou uma fábrica na cidade, e em novembro iniciaremos a campanha salarial com a ArcelorMittal”, contou. 

O presidente da CNM/CUT parabenizou os trabalhadores da região pela conquista e destacou a importância do Sindicato para se somar às lutas comuns das demais entidades de metalúrgicos cutistas no Estado e no país. "Nossa luta sempre foi em defesa dos direitos iguais para todos os metalúrgicos do país. Quanto mais entidades de base estiverem envolvidas, mais chances teremos de avançar e conquistar as reivindicações", afirmou Paulo Cayres.

Já o secretário geral ressaltou o apoio da Confederação à direção do novo Sindicato. “A região está crescendo e precisa de representação e organização dos trabalhadores. Por isso, a CNM/CUT estará sempre à disposição dos o Sindicato dos Metalúrgicos de Araquari. É uma entidade recente, mas já tem compromisso com os trabalhadores e suas lutas”, disse.

De acordo com Genivaldo Marcos Ferreira, do Departamento Estadual dos Metalúrgicos da CUT de Santa Catarina, em breve será ministrado curso de formação sindical para os novos dirigentes, "fundamental" para o processo de construção da entidade. “Iremos realizar quatro etapas com conteúdos essenciais. Saúde e formação do trabalhador, organização no ambiente de trabalho e relações de poder são temas que não podem ficar de fora na aprendizagem desta nova direção”, elencou.

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Araquari fica na Rodovia A- 280 - A, Km 05, nº 7356, sala 203, Itinga - Araquari 

Confira aqui quem integra a direção da entidade:

Presidente: Agenor Garret 
Vice-presidente: Clodoaldo de Morais Souza  
Secretário-geral: Sidnei Luciano Nagel
Tesoureiro: Gilmar Jesus de Carvalho
Diretor: Marcio Martins Moreira e  Waldemiro João Coelho Junior
Membro do Conselho Fiscal: Antonio Silva de Oliveira, Davi de Carvalho, Otacilio José Segundo e Waldomiro Soares Borges 
Suplente de diretoria: Moises Holanda Amancio e Nelson Brites de Maia 

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)