MENU

ArcelorMittal anuncia produção de aço especial para carros

Publicado: 26 Fevereiro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A ArcelorMittal anuncia investimento de US$ 15 milhões para fabricação nacional do Usibor, aço de alta resistência desenvolvido para a indústria automotiva. O aporte será usado na aquisição de equipamentos e adequações da linha de produção da unidade de Vega, em São Francisco do Sul (SC).

A empresa diz que a iniciativa vem ao encontro de tendências de mercado e ao novo regime automotivo brasileiro, Inovar-Auto, que estipula metas para as montadoras desenvolverem veículos mais leves, seguros e ambientalmente sustentáveis.

Segundo André Munari, gerente comercial da ArcelorMittal Auto, "hoje todas as montadoras presentes no Brasil já utilizam o aço de alta resistência da ArcelorMittal em algum de seus modelos ou estão se movimentando para incluir o material em seus produtos.” O executivo salienta que o “uso de aços de alta resistência já é uma realidade na indústria automobilística.” Exemplo disso é o Volkswagen Up! recentemente lançado no mercado brasileiro, que usa cinco tipos de aços de diversas resistências, alguns fornecidos pela ArcelorMittal.

O aço de alta resistência da ArcelorMittal é revestido de alumínio-silício (AlSi) e é desenvolvido pela empresa para estampagem a quente. Desde 2012, o material tem sido importado das plantas da empresa na Europa para produção de novos veículos brasileiros. O aço é utilizado principalmente em peças estruturais críticas para a segurança como colunas A e B, elementos de reforço (para-choque frontal e traseiro, travessa do teto, longarinas) e túnel do assoalho. Munari diz que alguns veículos que alcançaram nota máxima nos crash-testes do Latin NCAP, como o Volkswagen Up!, têm aço de alta resistência na composição da carroceria.

O aço Usibor faz parte do conjunto de soluções desenvolvidas pela ArcelorMittal, denominado S-in Motion, que permite às montadoras reduzir em até 20% do peso do veículo, além de diminuir em cerca de 15% as emissões de CO₂ durante a produção e vida útil do veículo.

A ArcelorMittal prevê um aumento dos atuais 6% para 25% de utilização de aços de alta resistência nos veículos brasileiros até 2025, acompanhando a tendência da indústria automotiva global.

(Fonte: Automotive Business)