MENU

ArcelorMittal cortará produção na África do Sul por problema com fornecedor

Kumba Iron Ore decidiu cortar o fornecimento de minério de ferro à siderúrgica até que a companhia aceite um arranjo de preço provisório

Publicado: 16 Julho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A ArcelorMittal da África do Sul anunciou que terá de fechar uma unidade e reduzir a produção doméstica e de exportação devido à decisão da Kumba Iron Ore de cortar o fornecimento de minério de ferro à siderúrgica até que a companhia aceite um arranjo de preço provisório. "Neste estágio, calculo que entre 3 mil e 4 mil empregos serão afetados", afirmou a executiva-chefe da ArcelorMittal no país, Nonkululeko Nyembezi-Heita.

Subsidiária da maior siderúrgica do mundo, a unidade na África do Sul da ArcelorMittal está em conflito com a Kumba, que tem 63% de participação da Anglo American, por um contrato no qual esta empresa fornece determinada quantidade anual de minério de ferro à ArcelorMittal a um preço 3% acima do custo de produção. Depois que a ArcelorMittal perdeu os direitos de dividir a mina de Sishen - explorada junto com a Kumba - por ter passado do prazo do governo para renovar a licença no início do ano, a Kumba anunciou que queria romper o contrato estabelecido em 2001, e que passaria a vender a preços de mercado.

Nesta sexta-feira, a Kumba declarou que deixará de fornecer minério de ferro à ArcelorMittal, depois que a siderúrgica recusou duas opções de preços provisórios. A ArcelorMittal afirmou que o aumento de preço teria um "impacto devastador" na indústria de aço e que estava iniciando planos para fechar imediatamente a unidade de Saldanha, uma redução de exportações e da produção doméstica, sem mencionar números para os cortes. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado