MENU

ArcelorMittal cria nova empresa de aço inoxidável

Faturamento do grupo foi de US$ 65,1 bilhões em 2009

Publicado: 26 Janeiro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Siderúrgica anunciou nesta terça-feira (25/1) o desmembramento de seus ativos em inox, que ficarão sob comando da Aperam. A divisão deverá incluir a unidade operada pela companhia em Timóteo (MG).

O maior grupo siderúrgico do globo, cujo faturamento atingiu US$ 65,1 bilhões em 2009, aprovou nesta terça-feira a criação da nova empresa durante assembleia extraordinária realizada em Luxemburgo, região central da Europa Ocidental.

A decisão de separar a produção de aço inoxidável sob uma nova sigla foi tomada em reunião na qual compareceu 61,7% do capital social da ArceloMittal.

"A principal resolução da pauta foi aprovada pelos acionistas por uma maioria esmagadora", diz a empresa em nota.

Segundo a siderúrgica, receberão ações da Aperam, mais nova empresa do grupo controlado pelo indiano Lakshmi Mittal, os acionistas registrados na AcelorMittal até 28 de janeiro de 2011.

Em comunicado publicado no site do grupo, Lakshmi Mittal ressaltou que a separação nasce de decisão tomada em julho passado.

"A decisão de separar a unidade de aço inoxidável da ArcelorMittal foi tomada em reconhecimento dos resultados fortes de que esta divisão tem consistentemente alcançado e a perspectiva de resultados ainda melhores no futuro", disse.

Segundo o executivo, a Aperam deverá agregar valor ao portfólio da siderúrgica - a divisão responde hoje por apenas 5% da margem operacional. "Este passo permitirá à divisão de aço inoxidável capturar oportunidades de crescimento e se tornar o líder mundial da indústria", afirma Mittal.

Operação brasileira

A ArcelorMittal Inox do Brasil, formada após a compra de ativos da Acesita pelo grupo indiano, mantém uma fábrica com capacidade produtiva anual de 900 mil toneladas de aço líquido na cidade de Timóteo, no Vale do Aço de Minas Gerais.

A usina opera três linhas de produção. Ela processa aços planos inoxidáveis aplicados nas áreas de construção civil, transporte, linha branca, saúde, alimentação, bens de capital, baixelas, cutelaria, entre outros.

A unidade também lamina aços elétricos usados pela indústria de transformadores, motores elétricos, compressores herméticos, geradores de energia, reatores e reprocessadores.

A divisão brasileira de inox também produz aços planos carbonos especiais, utilizados na indústria de máquinas, implementos agrícolas, ferramentas e no setor de relaminação.

A empresa mantém centros de serviços e distribuição em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Buenos Aires, na Argentina. Além de uma rede de distribuidores e centros de serviços para aços especiais.

A ArcelorMittal Inox do Brasil possui quatro unidades de fabricação de tubos. Os centros de serviços e distribuição do Grupo ArcelorMittal em Buenos Aires e em Barranquilla, na Colômbia, e a unidade voltada para tubos, em Montevidéu, no Uruguai, também integram a estrutura logística da companhia.

Fonte: Brasil Econômico