MENU

ArcelorMittal diz que consolidação do setor está quase concluída

Publicado: 06 Outubro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A consolidação da indústria siderúrgica está quase concluída, com exceção da China, afirmou o presidente do maior grupo siderúrgico no mundo, ArcelorMittal, diminuindo especulações sobre a retomada do movimento de fusões e aquisições no setor.

Apesar de um retorno da atividade de consolidação, o setor tem visto poucos grandes negócios desde a aquisição da Arcelor pela Mittal em 2006.

A fragmentada indústria de aço está em posição de desvantagem por negociações de preços com produtores de minério de ferro, enquanto as três maiores mineradoras -Vale, Rio Tinto e BHP Billiton- dominam o mercado.

"Está quase concluído", disse Lakshmi Mittal à Reuters, nos bastidores de uma conferência do setor em Tóquio na segunda-feira, quando questionado se a indústria de aço deveria se consolidar mais para ganhar poder de preço em relação às mineradoras.

"Não há muito espaço sobrando para consolidar, com exceção da China", disse ele, acrescentando que não está interessado em comprar uma siderúrgica japonesa.

A sul-coreana Posco, terceira maior siderúrgica no mundo, afirmou considerar agressivas fusões e aquisições para crescer, mas o presidente da quarta maior representante do setor, a Nippon Steel, disse recentemente que a companhia não vê necessidade para um realinhamento da indústria. (Reuters/Brasil Online)

Fonte: O Globo