MENU

ArcelorMittal e outros produtores de aço conseguem boas reduções de multa depois de erro da União Européia

Publicado: 18 Outubro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A ArcelorMittal SA teve um bom corte de multa antitruste por mais de 46 milhões de euros (US$64.3 milhões) depois que a Comissão Européia disse que corrigiu um engano no modo que penalizou as companhias por formação de um cartel aço pre-estirado.

A Comissão disse que cortou as multas para 458 milhões de euros, abaixo dos 518.5 milhões de euros, por causa de um erro não identificado. A multa da ArcelorMittal, a multa individual maior, foi reduzida para 230.4 milhões de euros a partir de 276.5 milhões de euros. A companhia disse em junho que o total das multas para suas unidades era 315 milhões de euros.

Os reguladores multaram 17 produtores de aço no dia 30 de junho por fixar os preços de aço para concreto reforçado durante 18 anos, até 2002. O Comissário de Concorrência da UE Joaquin Almunia disse que estava "pasmo" como tantas companhias "abusaram de quase todo o mercado de construção europeu inteiro" por tão longo tempo.

A unidade antitruste da Comissão disse em seu website que ela "corrigiu os erros no cálculo das multas." Amélia Torres, porta-voz para o executivo da UE, recusou-se de comentar hoje após a declaração. Uma multa sobre a Rautaruukki Oyj da Finlândia foi reduzida para 4.3 milhões de euros a partir de 4.7 milhões. As multas sobre as unidades espanholas da ArcelorMittal anteriores - Galycas e Emesa, vendidas em 2004, e sua unidade espanhola atual foram reduzidas para 36.7 milhões de euros a partir de 40.8 milhões de euros.

Porta-vozes da ArcelorMittal em Luxemburgo e Londres não responderam a e-mails e telefonemas que buscavam comentário.

Fonte: Bloomberg