MENU

ArcelorMittal prevê redução na demanda por aço no segundo semestre

Publicado: 23 Junho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A ArcelorMittal espera que haja uma redução na demanda global por aço na segunda metade deste ano, disse o CEO (Chief Executive Officer) da companhia, Akshmi Mittal, nesta terça-feira (22), durante a 25ª edição da Steel Success Strategies, conferência que discute os possíveis cenários do setor siderúrgico.

Apesar da previsão, Mittal destacou que a demanda por aço deverá continuar crescendo no mercado norte-americano e europeu no segundo semestre de 2010. Para o executivo, a queda no ritmo ocorrerá por razões sazonais.

"Os consumidores europeus estão adotando uma postura esperar para ver. Ao mesmo tempo, os níveis dos estoques permanecem baixos", avaliou o CEO. "Também estamos vendo este sentimento entre os consumidores norte-americanos", completou. Apesar disso, o executivo destacou que, passados estes efeitos sazonais, o mercado siderúrgico voltará a melhorar.

Apesar do tom otimista em suas declarações, Mittal disse que não vê a demanda por aço retornando ao nível pré-crise antes de 2012.

Maior capacidade de minério

O CEO afirmou ainda que a companhia pretende elevar sua capacidade de produção de minério de ferro em 66% em até cinco anos. De acordo com Mittal, a intenção é se proteger contra a volatilidade dos preços da commodity.

De acordo com o executivo, a maior produtora de aço do planeta pretende acrescentar 40 milhões de toneladas métricas à sua capacidade produtiva de minério de ferro, elevando o montante total à 100 milhões de toneladas métricas, ante os atuais 60 milhões.

A intenção da ArcelorMittal se dá em face do maior custo cobrado pelas três maiores mineradoras do mundo (BHP Billiton, Vale e Rio Tinto) pelo minério frente à forte demanda chinesa e à adoção dos contratos quadrimestrais pela Vale (VALE3, VALE5).

Fonte: Infomoney