MENU

ArcelorMittal separa ativos florestais no Brasil em duas empresas

A filial brasileira da ArcelorMittal - maior grupo siderúrgico do mundo - desmembrou seus ativos florestais em duas empresas

Publicado: 20 Maio, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Uma delas ficará sob a estrutura da Aperam, criada para abrigar os negócios da ArcelorMittal na área de aços inoxidáveis. Essa nova empresa, batizada de Aperam BioEnergia, administra um patrimônio florestal de 126 mil hectares, sendo 76 mil deles plantados com florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais.

Sua capacidade de produção é de 1,4 milhão de metros cúbicos, mas o volume poderá chegar a 2,2 milhões de metros cúbicos nos próximos anos. A produção de carvão vegetal dessas florestas é destinada à usina de aço inoxidável da Arcelor em Timóteo, em Minas Gerais.

Já a outra empresa, chamada de ArcelorMittal BioFlorestas, ficou com os ativos florestais que abastecem com carvão vegetal a usina de aços longos de Juiz de Fora, além de fornecedores de ferro-gusa da companhia.

O patrimônio florestal da BioFlorestas é de 156 mil hectares, sendo 95 mil plantados com florestas renováveis de eucalipto nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Segundo a Arcelor, a capacidade de produção da unidade é de 1,5 milhão de metros cúbicos de carvão vegetal, podendo mais que dobrar nos próximos anos, chegando a 3,2 milhões de metros cúbicos. As duas novas empresas já estão operando separadamente.

Fonte: O Globo