MENU

Ato no RJ amplia campanha contra prática antissindical da Nissan nos EUA

Publicado: 20 Janeiro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Nesta quarta-feira (22), as centrais sindicais brasileiras (CUT, UGT, Força Sindical, CSP Conlutas) e organizações comunitárias do Rio de Janeiro realizam mais um ato em apoio aos trabalhadores na Nissan de Canton, Mississippi (EUA). A manifestação acontecerá às 9h na rua Real Grandeza, 301, no bairro do Botafogo (em frente à concessionária Leauto Nissan).

O ato é parte da campanha mundial deflagrada pelo UAW (United Auto Workers) – o sindicato nacional dos trabalhadores nas montadoras dos EUA – para denunciar as práticas antissindicais da Nissan de Canton. A empresa japonesa tenta impedir que os trabalhadores naquela unidade se associem ao Sindicato. A Nissan não permite que eles façam a votação para decidir sobre o tema (de acordo com a legislação do país, esse é o processo para aprovar a sindicalização e a adesão ao Sindicato requer 50% mais um dos votos dos trabalhadores).

O movimento foi lançado há um ano e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) foi a primeira entidade sindical brasileira a aderir à campanha, que conta com o apoio de instituições da sociedade civil dos EUA e de várias partes do mundo, de personalidades como o ator Danny Glover e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que foi a uma conferência promovida pelo UAW, em Washington, para também falar sobre o assunto.

Na manifestação de quarta, a CUT estará representada por Edson Rocha, Secretário de Administração e Finanças da CNM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói. Para saber mais sobre o movimento, acesse a página do Facebook aqui.

(Fonte: Rony Marques – assessoria de imprensa da CNM/CUT)