MENU

16 de agosto: manifestações em todas as regiões do país defendem emprego e direitos

Atos desta terça-feira (16) cobram fim da política recessiva e gritam “Fora Temer”.

Publicado: 16 Agosto, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em todas as regiões do país, a CUT e as demais centrais sindicais promovem o Dia Nacional de Mobilização e Luta por Emprego e Garantia de Direitos, com paralisações em fábricas e atos diante das federações das indústrias nas capitais.

Na pauta, a defesa de direitos como a carteira assinada, da previdência e o combate à terceirização sem limites. 

Em Alagoas, cerca de mil pessoas reuniram-se na manhã desta terça-feira (16) no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, e seguiram em marcha até a Casa da Indústria para protestar contra o governo golpista de Temer.

Trabalhadores de diversos setores, servidores federais, urbanitários, petroleiros, juventude e trabalhadores do campo prostestam contra as medidas de austeridade do governo. O ato contou também com a participação das centrais sindicais e, ao final, simbolicamente devolveram o pato a seus donos, ao som de "Fora Temer".

Na Bahia, o ato aconteceu em frente à Federação das Indústrias de Salvador e, no Espírito Santo, os movimentos do campo se unificaram com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura e Sindicatos cutistas em uma jornada de luta com acampamento em Vitória.

O ato no Pará iniciou com café da manhã na Escadinha e agora percorre a avenida Presidente Vargas, em Belém, parando na frente das agências bancárias, Correios e INSS. Com a participação da CUT, CTB, Bancários, Correios, Sinpro,  SindSaúde, Embrapa, Domésticas, Sepub e professores da rede federal.

Pernambuco teve duas atividades. Pela manhã, o ato foi na Petroquímica de Suape com a participação dos sindicatos dos Metalúrgicos, da Borracha, Sindicato dos Policiais Civis, FUP e Sindicato dos trabalhadores do setor Têxtil. Contra a privatização da Petrobrás e em preparação para a Greve Geral.

A seguir, os trabalhadores se integraram ao acampamento da Fetape na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, onde trabalhadores do campo se alojam para cobrar direitos.

No Paraná, o ato unificado com as demais centrais aconteceu na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Já no Rio Grande do Sul, a mobilização aconteceu diante da FIERGS, a federação das indústrias local, em Porto Alegre.

A CUT-RS e as demais centrais sindicais fixaram uma placa para denunciar que "os mais de 11 milhões de desempregados do setor privado certamente gostariam da modernização das Leis Trabalhistas, pois seriam criadas novas vagas nas empresas".

Neste momento, também acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, uma manifestação diante da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), um dos símbolos do patronato e que luta pelo fim dos direitos trabalhistas. Participaram do ato, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, e o secretário geral em exercício da Confederação, Loricardo de Oliveira. 

Durante a luta contra o golpe, essa entidade ficou conhecida por espalhar pelo país patos de plástico numa tentativa de dizer que eles não querem pagar os impostos devidos. ‪

No estado do Tocantins, o ato unificado com as demais centrais sindicais aconteceu na Avenida Juscelino Kubitschek, em Palmas, próximo ao Colégio São Francisco.

Confira a seguir as imagens de algumas manifestações pelo Brasil: 

Crédito: Divulgação
AlagoasAlagoas
Alagoas
Crédito: Divulgação
BahiaBahia
Bahia
Crédito: Divulgação
Espírito SantoEspírito Santo
Espírito Santo
Crédito: Divulgação
ParáPará
Pará
Crédito: Divulgação
ParanáParaná
Paraná
Crédito: Divulgação
Rio Grande do SulRio Grande do Sul
Rio Grande do Sul
Crédito: Divulgação
São Paulo São Paulo
São Paulo 
Crédito: Divulgação
TocantinsTocantins
Tocantins

(Fonte: CUT Nacional, com informações da CNM/CUT)

CUT